A importância da participação da mulher na mobilidade urbana das cidades foi tema de um evento realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta sexta-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A especialista Helena Coelho falou sobre o tema no auditório do prédio da administração municipal e as participantes também realizaram dinâmicas.
“Fico feliz em falar sobre a mulher na mobilidade aqui em Mogi das Cruzes porque, além de ser um tema muito importante, como ciclista, estou sempre pedalando na cidade”, afirmou Helena, que é pesquisadora no laboratório Arq.Futuro de Cidades, advogada, consultora em Direito Urbanístico, Ambiental e Mobilidade Urbana, ciclista e cicloativista, ex-diretora da BH e cofundadora do GT Mulheres.
No início da atividade, os participantes foram divididos em três grupos para a realização de uma dinâmica. Cada um recebeu três mapas diferentes, com características distintas de urbanização, trânsito e sinalização. Nos grupos, os mapas deveriam ser discutidos, indicando quais foram feitos por homens e quais foram por mulheres, o que era seguro e o que não era.
Após esta etapa, as conclusões foram discutidas com a especialista e todos os participantes. Um dos temas que mais chamou a atenção foi a observação sobre a insegurança vivida pelas mulheres para circular pelas vias das cidades brasileiras, já que, na maioria dos municípios do país foram planejados por gestores homens, que muitas vezes não tiveram o olhar para as necessidades femininas. “Muitas vezes, as mulheres acabam fazendo caminhos mais longos para se sentirem mais seguras”, observou Helena.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza destacou a importância da participação da mulher nas decisões que envolvem o tema em Mogi das Cruzes. “A mulher deve estar em todos os lugares e em todas as funções. Na mobilidade, que é um ambiente tradicionalmente masculino, temos mulheres cuidando e melhorando as condições da mobilidade de Mogi das Cruzes”, disse.
A secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Miriam Carrasco Benites, lembrou dos desafios enfrentados pelas mulheres diariamente. “É um tema muito importante e desafiador para nós. Ainda existe muito preconceito, mas vencemos todos os dias”, afirmou.