Caçapava completa 170 anos de história neste 14 de abril, data que representa mais do que o tempo, simboliza o orgulho de um povo que construiu, ao longo de gerações, uma cidade marcada por sua tradição, cultura e espírito acolhedor. É um momento de comemorar, mas também de reconhecer o valor de cada cidadão que faz parte dessa trajetória e que contribui, todos os dias, para o desenvolvimento da nossa terra.
Este aniversário é motivo do orgulho em ser parte de uma cidade que respira história e mantém vivas suas raízes. De andar pelas ruas e ver, em cada esquina, a memória preservada em igrejas, praças e no jeito de viver da população. Orgulho de ver que, mesmo com o passar do tempo, a essência de Caçapava permanece forte: uma cidade que valoriza sua identidade, mas que também olha para o futuro com coragem e esperança.
A atual administração municipal tem trabalhado para resgatar o amor pela cidade, com ações que valorizam o cidadão, promovem melhorias nos bairros, e recuperam a autoestima da população.
O sentimento de pertencimento tem voltado a florescer — e isso se vê nos detalhes: no cuidado com os espaços públicos por meio do programa Caçapava um Brinco, nos projetos que aproximam a Prefeitura das pessoas, como o projeto Prefeitura de Portas Abertas, no compromisso assumido e entregue, como no setor de Transporte, com uma nova empresa responsável e a chegada de nova frota de ônibus, com 100% dos veículos 100% com wi-fi e ônibus até com ar-condicionado e carregador USB.
Fundado em 1855, cidade completa hoje, 14 de abril, 170 anos
Este aniversário marca também o início de um novo ciclo: foi lançado o programa “Caçapava 200 anos”, que propõe um planejamento de longo prazo com ações para transformar a cidade nas próximas décadas. É um projeto ambicioso, mas necessário, que começa agora e convida todos os caçapavenses a participarem da construção de uma cidade ainda melhor para as futuras gerações.
Nossa História
O município foi fundado em 1855. Originário de dois núcleos distintos, o primeiro fundado em 1705, por Jorge Dias Velho e sua esposa, Sebastiana de Unhate, no lugar onde hoje encontra-se o bairro de Caçapava Velha.
O povoado que se formou ao redor foi elevado a freguesia em 18 de março de 1813, com o nome de Nossa Senhora da Ajuda, pertencente ao município de Taubaté. Foi passagem forçada das bandeiras que se dirigiam às Minas Gerais e das tropas que retornavam. Segundo o historiador Benedito Alípio Bastos, foi a “célula mater” da organização social, política e religiosa daquela parte do território paulista.
Em consequência de inúmeras lutas políticas que obrigaram a população a transferir-se para a fazenda do coronel João Dias da Cruz Guimarães, onde desde 1842 já existia uma capela em louvor a São João Batista, iniciou-se ali um novo núcleo.
Caçapava, assim como os demais municípios do Vale do Paraíba que margeiam a Rodovia Presidente Dutra, se beneficiou da expansão industrial do estado de São Paulo, com um parque industrial considerável e uma localização estratégica com acesso fácil e rápido entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Orgulho de viver aqui
Comemorar os 170 anos de Caçapava é reafirmar o orgulho de viver em uma cidade onde as tradições se misturam com a modernidade, onde o passado ilumina o caminho do futuro. É celebrar as conquistas de ontem, os avanços de hoje e os sonhos de amanhã.
Cada morador, cada rua, cada praça faz parte dessa grande história. E é com o coração cheio de gratidão e esperança que celebramos este momento. Que os 170 anos de Caçapava sejam um convite para renovar o amor pela cidade e acreditar que, juntos, podemos construir um futuro à altura da nossa história.