Mais de 600 prefeitos foram recebidos nesta quinta-feira (6) no Palácio dos Bandeirantes para o evento Diálogos com Municípios. O governador Tarcísio de Freitas apresentou aos representantes municipais uma série de programas estruturados pelo Governo de São Paulo. O objetivo do encontro foi estreitar o diálogo e firmar parcerias para impulsionar o desenvolvimento regional e o crescimento do estado como um todo. O governo repassou R$ 2,4 bilhões aos municípios desde o início da gestão e mantém convênios para incentivar obras de infraestrutura nas regiões.
“É importante falar um pouco do cenário e dos principais programas de governo para começar essa aproximação. Queremos estar ao lado dos municípios, das prefeituras, para levar à população a melhor gestão possível. Sei que são muitas as demandas municipais e a gente tem que entender os cenários para trabalharmos em conjunto”, explicou o governador Tarcísio de Freitas.
Além dos prefeitos, o evento contou com a participação de secretários estaduais, deputados federais e estaduais e secretários municipais.
O trabalho conjunto com as prefeituras fortalece os esforços do Governo por uma São Paulo na Direção Certa. O plano reúne ações voltadas à modernização da gestão estadual e é composto por eixos que passam pela expansão dos investimentos, melhoria e efetividade do gasto, além da modernização da administração pública. Os resultados mostram crescimento de 3,5% no PIB no ano passado, além de R$ 790 bilhões em investimentos da iniciativa privada para os próximos anos e a criação diária de cerca de 2 mil postos de trabalho com carteira assinada em 2024.
“Um grande diferencial do Estado de São Paulo é a qualidade dos seus prefeitos. A gente vê gestores muito comprometidos, preparados, muito técnicos, que dão soluções criativas e isso faz toda a diferença”, reforçou o governador Tarcísio de Freitas.
Os municípios também foram atendidos pelos órgãos estaduais em 21 estandes organizados no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes. Os participantes receberam cartilhas com as descrições de 135 programas com potencial para beneficiar diretamente as cidades, além de orientações e regras para adesão a cada um deles. O conteúdo também foi disponibilizado às prefeituras em um e-book.