Uma espera que para diversas famílias perdurava por mais de 30 anos chegou ao fim na tarde desta terça-feira (06/5) em São Bernardo: os proprietários de 736 apartamentos construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na Vila Ferreira, região do Alves Dias, receberam as escrituras de seus imóveis, em avanço efetivo do projeto habitacional. A ação se deu em parceria entre o Estado, na presença do governador Tarcísio de Freitas, e a Prefeitura de São Bernardo, que também tem como resultado a urbanização do bairro.
O evento de entrega dos títulos de propriedade foi realizado na sede da Secretaria de Serviços Urbanos de São Bernardo e reuniu centenas de pessoas beneficiárias do projeto. O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participou do ato ao lado de Tarcísio de Freitas, diretores da CDHU, a vice-prefeita Jéssica Cormick, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zana Lima, deputados e vereadores. Prefeitos de cidades vizinhas, Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema) e Guto Volpi (Ribeirão Pires) também marcaram presença.
“Quero agradecer ao governador Tarcísio de Freitas pelo tanto que tem feito e ainda vai fazer por São Bernardo e por todo o Estado”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. “É uma grande alegria ver que hoje a Vila Ferreira está praticamente toda urbanizada. E essa entrega concretizada nesta tarde conta com nosso apoio integral”, completou o chefe do Executivo municipal.
O governador Tarcísio de Freitas colocou o governo à disposição de São Bernardo, pontuando que, em qualquer área onde for necessário, o município pode obter suporte do Estado. O chefe do Palácio dos Bandeirantes celebrou o avanço do projeto na Vila Ferreira. “O maior sonho que cada um pode ter é a casa própria. Mas, se a escritura não está averbada, este sonho não está completo. Sem o título, não é possível transferir, vender ou passar a casa para filhos e netos. A escritura completa o sonho da casa própria”, concluiu.
A CDHU investiu R$ 2,9 milhões na regularização fundiária do conjunto habitacional, parte do projeto de urbanização do Complexo Vila Ferreira. O empreendimento foi entregue em fases, entre 1993 e 2024. As ações de regularização eliminam o passivo de imóveis construídos pela Companhia estadual no passado que ainda necessitam deste documento oficial, conferindo segurança jurídica aos moradores. A segunda etapa do projeto abrange a implantação de toda a infraestrutura do bairro, incluindo, entre as ações, drenagem, rede de esgoto e pavimentação.
CARRETA – Durante o ato oficial em São Bernardo, o Estado lançou a carreta CDHU Móvel, que vai oferecer diversos serviços aos mutuários da companhia nas cidades onde não existem escritórios regionais. Tratativas sobre financiamento, parcelamentos, pagamento de parcelas atrasadas e transferência de titularidade, entre outros serviços, podem ser realizados na carreta.
O veículo fica até sexta-feira, dia 9 de maio, das 9h às 17h, nas dependências da Secretaria de Serviços Urbanos, na Rua Francisco Visentainer, 804, Vila Santa Cássia. Para ser atendido, o mutuário deve levar seu documento, um boleto da CDHU ou o número do contrato.
TÍTULO DE CIDADÃO – Perto do encerramento do evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, recebeu das mãos do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e de série de vereadores da cidade o título de cidadão são-bernardense. A honraria já havia sido aprovada pela Câmara Municipal.