Home Cidades Projetos para combate às enchentes em Guararema são apresentados pela SP Águas

Projetos para combate às enchentes em Guararema são apresentados pela SP Águas

por Texto Divulgação

Encomendados pelo Governo do Estado de São Paulo e coordenados pela Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas – antigo DAEE) em parceria com a Prefeitura de Guararema, os estudos e projetos para obras de combate às enchentes em Guararema registraram importantes avanços nesta semana. Em reunião realizada nesta quarta-feira (16) foram apresentadas soluções viáveis para minimizar os impactos provocados por fortes chuvas no município, com foco nos bairros Nogueira, Luís Carlos e Dona Anísia.

Durante o encontro, que teve a participação do prefeito de Guararema, o Zé, o consórcio responsável pelos estudos apresentou a conclusão dos trabalhos que foram iniciados em 2023, envolvendo levantamento de informações básicas, estudos hidrológicos e hidráulicos e análise de alternativas para a bacia do Ribeirão Guararema, que abrange grande área de Mogi das Cruzes.

O objetivo dos trabalhos, que foram custeados a partir de R$ 1,4 milhão repassados pelo Governo do Estado de São Paulo, é minimizar os impactos provocados por fortes chuvas ao mesmo tempo em que se faz o manejo sustentável de águas pluviais e se promove serviços ambientais para beneficiar os moradores e a cidade como um todo. Em outras palavras, as opções apresentadas à Prefeitura consistem em Soluções Baseadas na Natureza (SbN).

Entre as ideias estão a criação de áreas alagáveis, intervenções responsáveis no curso d’água e alternativas sustentáveis para o manejo de águas em termos de disponibilidade, qualidade, controle de riscos e segurança hídrica para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais.

Estas medidas, que contam com projetos já formatados e que foram apresentados nesta quarta-feira (16), contribui para o desenvolvimento sustentável de Guararema, já que vão de encontro a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Além disso, entre os benefícios estão a gestão de águas pluviais e prevenção de enchentes, a recuperação e proteção ambiental, o bem-estar da população, a educação ambiental e o equilíbrio junto à natureza.

“As soluções apresentadas ao nosso corpo técnico vão de encontro ao pensamento que temos em nossa gestão: criar alternativas viáveis e de múltiplos usos. Nossa expectativa é, da maneira mais rápida possível, trabalhar para angariar recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo e então iniciar as obras. E neste sentido Guararema conta com o apoio dos sempre presentes deputados estadual André do Prado e federal Marcio Alvino”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé, que agradeceu o empenho de todos os presentes no encontro.

Participaram, além do prefeito Zé, a equipe da SP Águas, formada pela secretária executiva Marcia Eliza da Silva e pelas representantes Fernanda Helena de Almeida Mendes e Gisele Camargo; a equipe do consórcio responsável pelos estudos, formada pela engenheira Gabriela Evaristo, pela bióloga especialista em arquitetura de paisagem Maitê Bueno Pinheiro, pela assistente Larissa Soares de Carvalho e pelo engenheiro mecânico Leandro Silva Sousa Rattis.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Guararema, Evail Gonçalves Junior, a chefe de gabinete da Pasta, Sandra Olivieri e o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente Leandro de Leon; o vereador licenciado e secretário municipal de Gabinete, Irineu Claudio Leite; o vereador licenciado e secretário municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, Sidnei Leal; e outros servidores municipais.

Postagens relacionadas