Entre as principais ações da pasta estão o trabalho desenvolvidos nos ecopontos, coleta seletiva e castração de cães e gatos
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (05/06), a Prefeitura de Suzano destaca os avanços no setor no último ano, com foco na gestão de resíduos e bem-estar animal. Foram mais de três toneladas de materiais descartados nos quatro ecopontos da cidade, e parte deles revertidos em renda para as famílias cooperadas na Central de Triagem, totalizando R$ 65 mil. Em paralelo a estas ações, a secretaria também apresentou um saldo positivo com mais de 2 mil castrações e microchipagens.
A equipe de Meio Ambiente segue com o planejamento proposto para continuidade na gestão ambiental do município, e por meio de ações educativas e políticas públicas, vêm alcançando altos índices de arrecadação de resíduos e recicláveis para preservação da cidade. Uma das diretrizes consolidadas e com grande participação popular foi o trabalho nos ecopontos. Presentes em quatro regiões de Suzano, sendo elas do Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186), na Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira), no Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183) e no Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553), os espaços foram responsáveis por grande parte da arrecadação anual, totalizada em 2 mil toneladas.
Já o trabalho realizado na Central de Triagem do Jardim Colorado, contribuiu com 91.153 quilos de materiais entre papel, plástico, metal e vidro. O montante é enviado para a triagem, prensado, reciclado e, posteriormente, vendido. Metade deste volume é convertido para a renda das famílias dos trabalhadores da cooperativa, que foram beneficiados com R$ 65.209,04 em 2021.
Com isto, os órgãos municipais contribuem para a redução do descarte irregular, da contaminação do solo pela carga de poluição difusa gerada e do volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, promovendo, consequentemente, a preservação das fontes de recursos naturais. O trabalho também conta com o setor de fiscalização, principalmente sobre Áreas de Preservação e Recuperação de Mananciais (APRM) e outras denúncias, que nos últimos meses somam mais de 200 vistorias, com emissão de mais de 230 autos de infração, embargos, licenças e notificações.
O Programa Caçamba Verde, pioneiro na região, realiza o cadastro das empresas que trabalham com resíduos sólidos e, com isso, passam a rastrear onde elas destinam os restos de construção civil (entulho) e outros descartáveis recolhidos. Atualmente, são 17 empreendimentos regularizados junto à Prefeitura de Suzano. Desde 2021, foram 30 autos de infração após 50 denúncias.
O Setor de Bem-Estar Animal também é destaque na administração municipal, tendo em vista que segue ativa com as iniciativas para adoção responsável, por meio da campanha “Baby, Me Leva” (suzano.sp.gov.br/baby-me-leva) e da parceria entre as Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores da cidade, e também de castração e microchipagem. De junho de 2021 a maio deste ano, foram mais de 200 cães e gatos encaminhados a novos tutores e mais outros 2 mil que passaram pelo procedimento clínico de controle populacional. A medida segue recebendo inscrições para castração por meio do link bit.ly/Castracao_Suzano22, ou diretamente na sede da pasta, que fica no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, sala 206 – Centro), das 8h30 às 16h30, levando RG CPF, comprovante de residência e os dados do animal.
Educação Ambiental
Em relação às políticas educacionais, Suzano conta com diversos projetos presenciais e remotos, para atender desde crianças até especialistas no assunto. O trabalho é realizado junto aos conselhos de fiscalização, como os de Saneamento Ambiental (Consam) e de Defesa do Meio Ambiente (Condema). As últimas iniciativas foram a série “Diálogos Ambientais”, que reforçam as medidas socioeducativas para preservação da natureza, o “Prefeitura Coleta”, para conscientização dos servidores e destinação correta dos resíduos produzidos nos prédios públicos, assim como a retomada das oficinas no Viveiro Municipal Tomoe Uemura.
Para o titular da pasta, André Chiang, os avanços são resultado da união de esforços e de uma nova perspectiva sobre as necessidades ambientais do município. “Todas as iniciativas realizadas são fruto de um amplo estudo da equipe e dedicação. Há dez anos, Suzano apresentava um cenário muito diferente do que vemos hoje, e fico extremamente feliz em ver o quanto nossas ações são realmente eficazes e assertivas para o Meio Ambiente e para a sociedade como um todo”, afirma.
Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi celebra os avanços e apresenta os próximos passos da gestão, como a inauguração da nova Central de Triagem do Miguel Badra, prevista para o mês de julho. “Ao longo dos últimos anos, fortalecemos os projetos de preservação, mas também ganhamos a confiança dos munícipes, que diariamente colaboram com as ações de descarte e fiscalização. Portanto, os passos seguintes abrangem a entrega de mais um local de acolhimento dos resíduos e o fortalecimento da coleta seletiva para que as próximas gerações se beneficiem de uma cidade mais limpa e harmônica”.
Para entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, o telefone disponível é o (11) 4745-2055. Em caso de denúncias de descarte irregular, desmatamento ou maus-tratos, a Ouvidoria Municipal atende pelo número 0800-774-2007.