A Prefeitura de Suzano encerrou na segunda-feira (31) o primeiro ciclo de atividades do “Projeto SER – Suzano Educa e Respeita” com um evento especial dedicado aos idosos, que foi marcado por apresentações musicais e uma palestra sobre protagonismo e direitos da Melhor Idade. A atração, realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, contou com as presenças do vice-prefeito Said Raful; da primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; do secretário municipal de Governo, Alex Santos, titular da pasta responsável pela iniciativa; e do presidente da Câmara, Artur Takayama, que estava acompanhado por vereadores da cidade.
Assim como ocorreu nos primeiros três encontros do projeto, o objetivo foi promover uma capacitação voltada a todos que desejam se aprofundar em questões de relevância social e atuar como agentes de transformação em suas comunidades. Neste evento específico, foram discutidos temas primordiais que incluíram a promoção da saúde e qualidade de vida, abrindo um espaço de reflexão sobre os desafios enfrentados pela população idosa, tendo em vista uma vida mais digna e com mais oportunidades de participação ativa na sociedade.
Todos esses aspectos foram abordados pela palestrante convidada, a advogada Kelly Guilhen, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano). Ela foi homenageada no palco pelos serviços prestados a essa causa, assim como o presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Carlos Santiago de Araújo; e o secretário da Longevidade de Mogi das Cruzes, Mauro Yokoyama, que também foram saudados.
Este foi o 4º e último lançamento dos eixos do “Projeto SER”, que foi aberto oficialmente no dia 18 de março com um encontro dedicado ao protagonismo feminino. Nesta oportunidade, a atividade discutiu temas como liderança motivacional e política, direitos das mulheres, gestão e políticas públicas, trazendo um olhar aprofundado sobre a participação feminina em diferentes espaços da sociedade.
No período, também foi dado início ao trabalho focado na juventude, no dia 24 de março, quando houve reflexões em torno do protagonismo juvenil, abordando cidadania, gestão e políticas públicas, além de questões ligadas à saúde, prevenção e bem-estar mental. Dois dias depois foi a vez do eixo voltado à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, com uma abordagem sobre os desafios e avanços nessa área. Foi dado destaque para os direitos da pessoa com deficiência, gestão e políticas públicas, além de temas como deficiências ocultas e doenças raras.
O secretário de Governo destacou o entusiasmo com que todos os presentes receberam essa atividade. “Ficamos muito felizes em ver o Cineteatro lotado e de saber que tantos idosos estão mobilizados com as ações realizadas pela prefeitura. Estamos trabalhando continuamente pelo bem-estar de todos com serviços e iniciativas relacionadas à melhoria da qualidade de vida, discutindo os temas de interesse deste público”, ressaltou Alex.
O presidente da Câmara frisou que a atenção para com os idosos reflete em cuidados para toda a sociedade. “Quando respeitamos os idosos, nós tratamos o nosso próprio futuro com respeito. Parabenizamos a todos pela iniciativa de reforçar nossa cultura de valorização dos munícipes e a sabedoria dos cidadãos da terceira idade”, pontou Takayama.
A primeira-dama reforçou que Suzano é uma cidade que cuida dos idosos com as atividades e acolhimentos verificados nos equipamentos municipais, por meio das parcerias com instituições sociais. “Nosso trabalho alcança muitos munícipes dessa faixa etária, trazendo mais qualidade de vida para todos que estão inseridos em nossos serviços de alguma forma. No Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, por exemplo, atendemos cerca de 700 idosos, que buscam os cursos que são oferecidos neste espaço. Além disso, verificamos a importância das entidades que recebem os idosos para prestar todo o apoio que eles merecem, conforme temos observado nas visitas que começamos a fazer desde o início do ano”, comentou Déborah.
Já o vice-prefeito declarou que a presença de diferentes segmentos da sociedade mostra que a rede de suporte para os idosos em Suzano tem se fortalecido. “Hoje temos aqui representações da administração municipal, da OAB, da Câmara, dos conselhos municipais e das entidades socioassistenciais como a Fundação MGI e a Comunidade Kolping. Temos muitos profissionais engajados e mobilizados por esta causa. Por isso, estamos garantindo que a sociedade saiba que os direitos dos idosos precisam ser respeitados, para que possamos garantir mais justiça e respeito ao próximo”, sublinhou Said.
Também participaram do evento, por parte do Legislativo, os vereadores: Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Benedito dos Santos Moraes, o Inhame; Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse; e José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira. Pela administração municipal, também estavam presentes a coordenadora do Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita, e a diretora do CCMI, Sueli Eguchi, que trouxe o Coral “Nova Geração”. Também prestigiaram a atividade a secretária adjunta da OAB Suzano, Antonia Gasparotti. e o diretor do Lions Clube, Hamilton Cicone.