O aplicativo 153 Cidadão, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, completa um ano de lançamento nesta quinta-feira (19/12). Neste período, acumulou 629 usuários e um total de 1.483 chamadas.
Entre as principais ocorrências estão as prisões de um homem foragido da justiça e outro que descumpriu medida protetiva da Lei Maria da Penha.
“No aplicativo, com dois cliques o cidadão já aciona a central da Guarda, o que agiliza muito o deslocamento de uma equipe até o local da ocorrência”, afirma o secretário de Segurança Pública, Carlos Roberto Vissechi.
Arujá é o único município da região a contar com o 153 Cidadão. Por meio dele, diretores e professores de escola e servidores de outros serviços municipais, como unidades de saúde, têm acesso ao Botão do Pânico.
Além disso, as mulheres com medidas protetivas judiciais possuem o Botão Maria da Penha. Ambos têm prioridade máxima ao serem acionados.
“O aplicativo é muito bem aceito pela população e qualquer pessoa pode baixá-lo. A Guarda está sempre a postos para ajudar”, afirma o comandante José Carlos Silva.
O app conta ainda com as abas “Telefones Úteis” (Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Prefeitura e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu), “Notícias” e “Fale Conosco” (para formalização de elogio, sugestão, reclamação e informações junto à GCM).
Download 153 Cidadão
Para utilizar o aplicativo 153 Cidadão, basta que qualquer cidadão acesse a loja de seu smartphone ou tablet, faça o download gratuito e a instalação, cadastre o número telefone e solicite o código de validação.
Após recebê-lo, deve aceitar os termos de política de uso e privacidade, inserir nome, CPF, RG, profissão e e-mail.