Programação religiosa e cultural levou muita gente à Paróquia de Nossa Senhora da Escada, onde está a única imagem de São Longuinho no Brasil
Certas tradições permanecem vivas, mesmo em 2023, distante de quando foram criadas. É o caso da Festa de São Longuinho de Guararema, que chegou à 21ª edição com força total, movimentando muitas pessoas em uma agenda religiosa e cultural.
A programação religiosa teve início no último dia 3, mas ao longo do último fim de semana o público pôde participar dela, que é uma das ações mais esperadas de todo o ano: a tradicional quermesse, que teve missa, ação entre amigos e muitas opções gastronômicas no sábado (11).
No domingo (12), a “Grande Festa” começou cedo, com o clássico Café da Dona Luiza às 7 horas. E a programação foi coroada na sequência, com Santa Missa presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini e pelo padre João Batista Ramos Motta. Neste dia teve gente vindo a pé, de carro e também em aproximadamente 60 vans e ônibus.
Aliás, as atividades religiosas foram coordenadas também pelos padres Robson Nunes Martinelli, Anderson Lima Pereira, Wally Soares Silva, Antônio Carlos A. Menezes, Luciano da Silva Vieira, Givanildo da Canção Nova e Jairo Silva. Todos estes nomes estiveram à frente das novenas diárias, realizadas entre os dias 3 e 10.
Também movimentou o público a exposição ‘Milagres de São Longuinho’, que leva emoção para dentro da Paróquia Nossa Senhora da Escada, localizada na Praça Salvador Lemes Cardoso, na Freguesia da Escada, onde está a única imagem de São Longuinho no Brasil.
Pela mostra, que segue em cartaz até o próximo dia 15, é possível encontrar fotos, roupas e itens de quem já obteve alguma graça do “santo das causas e objetos perdidos”. E como manda a tradição, todas estas pessoas deram três pulinhos, já que é assim – e também com uma oração – que se agradece a São Longuinho.
Aliás, dia 15 é o dia de São Longuinho, e por isso às 19 horas deste dia o padre João Batista Ramos Motta, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Escada, presidirá uma missa em honra a ele, encerrando assim as atividades da festa, que mais uma vez corresponderam às expectativas da organização e dos visitantes.