Home Cidades 40ª Expoflora em Holambra: Uma abordagem em sintonia com a natureza

40ª Expoflora em Holambra: Uma abordagem em sintonia com a natureza

por Texto Divulgação

Em um cenário pós-pandemia, triste e turbulento, onde todos foram obrigados a ficar “enclausurados”, nos distanciamos não só das pessoas, mas também da natureza. O convívio familiar foi abalado. Os adultos com seus cotidianos sempre corridos e as crianças cada vez mais envolvidas em telas e aparelhos eletrônicos, relacionam-se menos. Os jardins, antes lugar de interação, tornaram-se em muitos lares, apenas parte decorativa da casa.

A integração do homem com a natureza é objeto de desejo da sociedade atual, em meio a tantos compromissos, tecnologia e salas fechadas. Os principais profissionais de engenharia, arquitetura, decoração, paisagismo e design da região se uniram para mostrar que é possível trazer essa beleza natural para o dia a dia, com ideias criativas, originais e de extrema beleza.

Imprimiram todo seu talento na criação de 18 jardins ambientados e decorados na Mostra de Paisagismo e Decoração da 40ª Expoflora. São espaços que vão sensibilizar os sentidos humanos com beleza e ao mesmo tempo simplicidade, trazendo a natureza para mais perto, de maneira harmoniosa e surpreendente, proporcionando uma viagem sensorial capaz de levar o visitante a um luxuoso jardim com spa, passando por uma paradisíaca praia; o roteiro da visitação também tem um santuário fitoterápico, um loft repleto de cores e elementos naturais, à casa de agricultores americanos, chegando até à infância e o desafio de proporcionar bem-estar na sala de aula, local, normalmente fechado e pouco arejado.

“A ideia de criar um jardim sensorial é de proporcionar momentos de união, aprendizagem, cooperação, criatividade, encantamento, interconexão, pureza, diversão e relaxamento entre família, assim como reestimular os 5 sentidos (tato, audição, paladar, olfato e visão).

É possível agregar num espaço diversos elementos (água, terra, luz, flora e som) com objetos que vão desde os reciclados aos modernos e lúdicos, e ainda ter um lugar belo e harmonioso”.Ambiente  Jardim dos Sentidos Carolina Kratz (arquiteta e produtora rural)

No ambiente : Vivenciando Três Momentos em uma Casa em Harmonia: amar, comer e rezar Ana Pontes (paisagista)

Com a premissa da tendência biofílica, a montagem de cada um dos três ambientes foi cuidadosamente projetada para despertar sensações únicas e envolver os sentidos. Três espaços inspirados em momentos característicos ao bem-estar de um lar, intitulados Espaço Gastronômico, Espaço Aconchego e Espaço Contemplativo. Remetem, respectivamente: ao prazer estético e gastronômico de um ambiente acolhedor centralizado por uma mesa bem-posta; ao aconchego de um ambiente cuja iluminação indireta, tons florais vibrantes e móveis confortáveis são convidativos para reuniões sociais íntimas; à contemplação e serenidade, estabelecidos através da presença de cores suaves e de elementos consagrados ao recolhimento de um espaço meditativo.

No espaço Vida em Cor e Amor Cris Antonelli mostra “Todas cores, todas flores, somos muitos, somos um”.

O espaço são flores e cores, onde tudo é amor, abre um olhar para a diversidade e inclusão. A necessidade de entender e respeitar as individualidades, as identidades culturais e étnicas.

Afrodescendentes, Povos Originários, e toda a comunidade LGBTQIA+ estão representadas nesse espaço!

O filme Barbie também presente nas Flores e Decoração

Entre as novidades, destacamos o lançamento da rosa Pistache que entrará para o mix de produtos da cooperativa, em escala comercial, já no mês de setembro de 2023 e a hortênsia Pink, com comercialização iniciada nesse mês de agosto e com forte apelo, devido ao momento no qual o filme Barbie lota salas de cinema em todo Brasil.

Rosa Pistache

De coloração diferenciada, a rosa Pistache mistura com perfeição tonalidades de cor-de-rosa, lilás e um toque de verde em suas pétalas, o que traz beleza e um toque vintage as composições florais.

Hortênsia Pink

A hortênsia é um género de plantas fanerogâmicas pertencente à família Hydrangeaceae. Muito utilizada como planta ornamental, a hortênsia se destaque pelos cachos de flores que podem ser encontrados em diversas tonalidades, influenciadas pelo nível de acidez e concentração de alumínio no solo. Para além das cores naturais, também é possível encontrar hortênsias tinturadas no mercado, como é o caso do lançamento da Cooperflora: a Pink.

 

Serviço – 40ª Expoflora – 25/08 a 24/09
Data: 25 de agosto a 24 de setembro – sexta-feira a domingo, inclusive 07 de setembro
Horário: das 9h às 19h
Local: Holambra, SP
Endereço: Rodovia SP-107, km 32,5, sem número
*A cidade está a 137 quilômetros de distância de São Paulo (2 horas)
, na região metropolitana de Campina

Postagens relacionadas