No encontro foram debatidas as propostas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e eleitos representantes para as conferências estadual e federal.
A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Isabel ocorreu na última sexta-feira (24/02), na Câmara Municipal. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade puderam realizar propostas de melhorias, que foram validadas e serão encaminhadas a conferência macrorregional.
“Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, esse foi o tema da conferência de 2023. Para atingir o objetivo de mobilizar a sociedade, a Secretaria Municipal de Saúde organizou plenárias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as propostas dos usuários foram debatidas durante o evento.
Entre as sugestões de melhorias de responsabilidade municipal estão: articulação das unidades de atenção primária à saúde, visando fortalecimento da rede (Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Promoção Social, entre outras); o fortalecimento dos protocolos de fluxo de atendimento e agendamento, garantindo a integralidade na assistência; o fortalecimento nas ações para diminuir absenteísmos nas consultas e exames, entre outras propostas.
Na conferência também foram eleitos dois usuários do SUS, um trabalhador, um gestor e suplentes para representar a cidade e defender as sugestões de melhoria para a conferência macrorregional rumo à 9ª Conferência Estadual de Saúde e 17ª Conferência Nacional de Saúde.
PLENÁRIAS
Desde 31 de janeiro a 16 de fevereiro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde tem organizado plenárias em todas as unidades de atenção primária à saúde, a fim de promover debates sobre as políticas públicas de saúde. De acordo com a Pasta, foram realizadas 12 reuniões no município.