A prefeitura de Mogi das Cruzes comemorou no último sábado (17/12), o aniversário de 20 anos da formação da Guarda Municipal, no Polo Municipal de Segurança. A solenidade homenageou os guardas aposentados e celebrou as conquistas da Secretaria Municipal de Segurança, deste último ano, no distrito de Jundiapeba.
“A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes tem, inegavelmente, um papel fundamental para a segurança da nossa cidade. Isso porque os agentes de segurança, que têm uma atuação complementar ao Estado e, muitas vezes, realizam um trabalho direto com a população de Mogi. Hoje, os mogianos reconhecem a Guarda Municipal como uma força de segurança muito importante para o município”, comemora o prefeito Caio Cunha.
A solenidade destacou as ações realizadas ao longo deste ano pela pasta, como a integração de câmeras de monitoramento, o treinamento de 32 novos agentes de segurança, a criação do programa Atividade Delegada, os novos veículos adquiridos que reforçam a frota da Patrulha Rural e da Defesa Civil, além do marco na queda dos indicadores de violência em Mogi das Cruzes.
“Esta festividade tem o intuito de comemorar as ações da Guarda Municipal, além, é claro, de ser um grande incentivo para os nossos agentes de segurança. Sabemos que não é um trabalho fácil e todo o esforço realizado por nossa equipe deve ser valorizado”, comemora o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
O Dia da Guarda Municipal comemorado em 17 de dezembro, foi oficializado em 2021 (Lei n° 7.737/2021), pela atual gestão. Além da presença do prefeito, Caio Cunha, a solenidade também contou com a presença da vice-prefeita, Priscila Yamagami Kähler, do secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, e dos vereadores, Eduardo Ota, Iduigues Martins, José Luiz Furtado, Marcos Furlan, Maurino da Silva, Milton Lins.
Atualmente, o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança é dividido em grupos de patrulhamento específicos, como as Roda Ostensiva com Motocicletas (ROMO), Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU) e Patrulha Ambiental. Em 2023, serão incorporados ao efetivo da Guarda Municipal mais 29 agentes de segurança.
História da Guarda Municipal
Em 17 de dezembro de 2002, a prefeitura de Mogi das Cruzes transformou 168 vigias em Guardas Municipais. Após a preparação e treinamento da equipe, os agentes de segurança foram apresentados à população em 25 de setembro de 2003. Já no ano de 2004, 40 guardas, destes oito do sexo feminino, foram convocados pelo primeiro concurso público da categoria. Já a Central Integrada de Emergências Públicas (CIEMP) e o 0800 770 1566 foram concebidos em 2005, para melhorar a segurança do cidadão. A Secretaria Municipal de Segurança foi criada no ano de 2009 e em 2010, foi feito o Estatuto da Guarda Municipal (Lei complementar 69/2010). O Congresso Nacional aprovou a Lei das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), em 2014, o que possibilitou o armamento dos agentes de segurança, no final do ano de 2020, quando a Polícia Civil doou armamentos para a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes.