Técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e da Fundação Casa estiveram em Mogi das Cruzes, nesta quarta-feira (21/12), para conhecer as principais iniciativas do Programa Conduz. O objetivo foi obter informações detalhadas sobre as experiências do município com foco na ampliação dos serviços prestados pelo Estado.
Os visitantes foram recepcionados pela secretária municipal de Assistência Social, Celeste Xavier, que iniciou os trabalhos com a apresentação da equipe e das principais ações do Programa Conduz, ao lado da coordenadora Vera Suzart. As iniciativas apresentadas são ações que utilizam a economia solidária no processo de superação de vulnerabilidade.
A visita técnica dos servidores do Estado foi iniciada pelo projeto Irmãs D´Óca, composto por um grupo de mulheres que produzem alimentos a base de tapioca, como barquinhas de tapioca, pizza, brownie e agora já desenvolvem novas receitas, como farinha temperada, e comercializam suas criações na feira noturna do Mercado do Produtor às sextas-feiras.
Na sequência, estiveram na Loja da Economia Solidária, no Mercado Municipal, espaço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura para que grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade possam comercializar produtos artesanais que elas mesmas confeccionam. Há opções como aromatizantes, cestos de sisal, mandalas, camisetas e xícaras personalizadas desenvolvidos pelos grupos acompanhados pelo programa CONDUZ visando a geração de trabalho e renda. A visita terminou na Incubadora Social em Jundiapeba.