Em nota, entidade alerta que não se pode confundir a defesa à liberdade e à opinião com investidas contra instituições e às forças de segurança, nem com o que mais possa comprometer o exercício da democracia
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) emitiu nota há pouco repudiando os atos antidemocráticos registrados na tarde deste domingo (8/1), em Brasília-DF. Por volta das 14h40, manifestantes invadiram e vandalizaram prédios públicos dos três poderes, driblando as barricadas das forças de segurança. As manifestações violentas resultaram na decretação de intervenção do Distrito Federal.
Assinada pela presidente da entidade, a delegada Jacqueline Valadares, a nota alerta que “não se pode confundir a defesa à liberdade e à opinião com investidas contra instituições e às forças de segurança, nem com o que mais possa comprometer o exercício da democracia.”
Abaixo, o texto, na íntegra:
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) vem a público manifestar sentimento de repúdio aos atos de violência e de vandalismo registrados na tarde deste domingo (8/1), em Brasília-DF.
Importante salientar que, conforme prevê a Constituição Federal, é garantida ao cidadão a livre manifestação no País. Contudo, não se pode confundir a defesa à liberdade e à opinião com investidas contra as instituições constituídas e às forças de segurança, nem com o que mais possa comprometer o exercício da democracia.
É necessária a tomada de providências cabíveis, ao passo em que o debate pacífico seja fomentado, a fim de que se preserve a ordem e a harmonia entre os poderes, sendo a Carta Magna instrumento balizador deste momento tão desafiador para a história do nosso País.