Concurso de marchinhas, pré-carnaval e matinê para as crianças são algumas das atrações deste ano
A Prefeitura de Guararema dá início neste final de semana à programação do Carnaval 2023 no município.
Nesta sexta-feira (10) ocorre o tradicional Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Guararema, no Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Mello, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento é importante para a preservação das raízes do Carnaval, que são as marchinhas. Há dezenas de marchinhas concorrendo à premiação. A participação do público é gratuita.
Já no sábado (11) tem início o Pré-Carnaval com a Matinê das Crianças, das 14 às 17 horas também no Parque Deoclésia. E no domingo (12) ocorre a apresentação do bloco O Conde de Matutóia na Vila de Luís Carlos, também das 14 às 17 horas.
E nos dias de Carnaval, de 18 a 21 de fevereiro, Guararema terá as Matinês das Crianças, na Vila de Luís Carlos, e o cortejo dos blocos na área central da cidade.
A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Guararema pelo link guararema.sp.gov.br/turismo.
A Prefeitura de Guararema realizou diversas reuniões internas e também com os representantes dos blocos que desfilarão no Carnaval 2023 para alinhar as melhores estratégias para o evento, sendo definido o trajeto dos cortejos, os pontos de controle de acesso de pessoas ao evento, e a programação como um todo.
A Administração Municipal ressalta que o intuito do evento é que haja a confraternização de pessoas, a apresentação dos blocos em segurança e harmonia, tanto que vem tratando o evento como “O Carnaval da Família”.
Neste ano, a Prefeitura de Guararema estabeleceu importantes medidas para o Carnaval de Rua, conforme o decreto 4287/2023. Por exemplo, na Vila de Luís Carlos e nas ruas da região central do município, o fluxo de veículos estará fechado durante os eventos para melhor receber os foliões e o bloco. Além disso, a circulação de bebidas alcoólicas e não alcoólicas envasadas em recipientes ou copo de vidro está vedada. Já em relação às caixinhas de som e equipamentos sonoros não autorizados também serão proibidos.