A semana começa com nuvens espalhadas pelo Sul do Brasil, devido a atuação de uma frente fria sobre o oceano entre o estado do Paraná e de São Paulo.
No Rio Grande do Sul, o avanço de um sistema de alta pressão contribui para que o tempo fique firme em todo o centro-leste gaúcho. Mas no noroeste, no oeste e no sudoeste do estado, ainda há condições para ocorrência de pancadas de chuva no decorrer de segunda-feira (27). Também há chance de chuva leve no norte e na Serra Gaúcha.
Os estados de Santa Catarina e do Paraná devem ter atenção especial neste início de semana. A frente fria e uma área de baixa pressão no litoral paranaense e paulista, mantêm as nuvens carregadas e a chuva pode ser intensa e volumosa até a quarta-feira (01).
A previsão é de ocorrência de fortes temporais acompanhados de raios e rajadas de vento. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra devido à intensidade e frequência da chuva no decorrer da terça (28) e da quarta (01), principalmente no Vale do Itajaí (SC), no Vale do Ribeira (PR e SP) e na região de Curitiba (PR).
No interior destes dois estados, as chance de queda de granizo também não são descartadas.
Março começa com condições de temporais e eventual queda de granizo em áreas do Sul, São Paulo e partes do Centro-Oeste, como meio oeste de Mato Grosso do Sul.