A partir de março novos títulos serão adquiridos pela Prefeitura de Guararema, que conta com a população para receber sugestões de livros e autores
Além dos eventos que agitaram a cidade no início do ano, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, traz agora uma ótima notícia: o acervo da Biblioteca Municipal Professora Zilda Leonor Lopes, que fica na Estação Literária Profª Maria de Lourdes Évora Camargo, em Guararema, será atualizado ao longo de 2023. A ampliação começa já em março, com recursos sendo aplicados para a aquisição de novos livros – e a população pode dizer o que gostaria de ler.
Recursos da própria Administração Municipal serão aplicados para a compra de títulos que agreguem ao acervo, tanto educacional como culturalmente, ao mesmo tempo em que atendam a demanda dos usuários do equipamento.
Ou seja: a escolha dos títulos contará com a participação dos usuários da Estação Literária através de uma pesquisa, para que todos possam sugerir os títulos mais interessantes. Todas as sugestões serão avaliadas tecnicamente pela bibliotecária responsável, de acordo com as necessidades do acervo.
Quem frequenta o local pode participar com ideias de livros e autores a partir de um formulário digital disponível em https://bit.ly/3KJTFqv. A equipe técnica responsável avaliará cada uma das indicações, verificando se elas se enquadram nos critérios acima mencionados.
Podem ser sugeridos livros de autores brasileiros ou internacionais, de qualquer gênero e estilo, inclusive histórias em quadrinhos. E é fácil participar. Além de confirmar a idade e se mora em Guararema, o usuário deve indicar com qual frequência utiliza a Estação Literária, qual dos serviços oferecidos mais procura, quais os temas preferidos na literatura e por fim, a sugestão de títulos e autores.
Não há um prazo específico para que os títulos sejam adquiridos, e a Prefeitura de Guararema lembra que não há compromisso para que toda e qualquer sugestão seja acatada. Após a avaliação da equipe técnica, os títulos que se enquadrem nos requisitos mínimos e que atendam as demandas da população serão adicionados ao acervo gradativamente entre o mês de março e o final do ano.
A atualização do acervo da Biblioteca Municipal Professora Zilda Leonor Lopes faz parte de uma série de ações de modernização da Estação Literária, que em janeiro recebeu um novo equipamento: o Espaço das Artes “Profª Suely Aparecida Évora Camargo”, com palco e infraestrutura completa de luz e som para apresentações musicais, de teatro, dança, exposições, palestras e diversas outras atividades.
“A Estação Literária Profª Maria de Lourdes Évora Camargo tem como objetivo ser um núcleo de irradiação cultural na comunidade guararemense, agência de informação, lazer e pesquisa, centro de aperfeiçoamento intelectual e de democratização da leitura, do conhecimento e das artes”, resume o secretário municipal de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori.