Este ano, a Receita Federal definiu novas regras para a declaração de Imposto de Renda. O prazo de envio começa no próximo dia 15 e se estende até 31 de maio. É importante que o contribuinte esteja atento às novidades de 2023.
A contadora Milena Araújo, especialista em declaração de imposto de renda explica que a mudança mais impactante foi relacionada aos contribuintes que operam na bolsa.
Até ano passado qualquer operação acarretava na obrigatoriedade de declaração, mas essa regra mudou e apenas acionistas que venderam mais de R$ 40 mil ou obteve lucro sujeito à incidência do imposto precisará declarar.
Além disso, outras novidades chegaram esse ano. Para minimizar as chances de erro, a Receita Federal disponibilizará a declaração pré-preenchida. Entretanto, esse recurso só estará aberto para quem está no nível ouro ou prata.
Dentre as novidades da declaração pré-preenchida estão as informações que ela contempla, como: imóveis registrados em cartório, doações, inclusão automática de contas bancárias, entre outros.
RESTITUIÇÃO
Já o calendário de restituição terá início em 31 de maio, terminando em 29 de setembro. Os primeiros grupos contemplados serão: idosos, pessoas com necessidade especiais, e professores.
“É importante lembrar que terá prioridade de recebimento quem optar pela declaração pré-preenchida e pela restituição em PIX, no caso de chaves em CPF” ressalta Milena Araújo.
AUTORIZAÇÃO DE ACESSO
Outra novidade na declaração de imposto de renda esse ano, é a autorização de acesso, que permite que uma pessoa acesse a declaração de outra pessoa.
Até então, para que esse acesso fosse liberado, era necessária uma procuração on-line, mas agora esse processo foi simplificado e uma pessoa pode acessar declarações de outros dez CPFs por meio do programa “Meu Imposto de Renda”.
Para mais informações sobre as novidades, basta acessar o site da Receita Federal, ou entrar em contato com a contadora Milena Araújo, por meio do telefone: 11 98852-0344