Home Cidades Capacitação em Ferraz quer identificar vacinas em atraso

Capacitação em Ferraz quer identificar vacinas em atraso

por Redação Gazeta Popular

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou na tarde do dia 9, uma capacitação com os agentes administrativos e agentes escolares para a leitura da carteirinha de vacinação infantil. A parceria envolveu as secretarias de Saúde e Educação e teve como objetivo aumentar o índice de vacinação infantil no município.

Cerca de 60 funcionários participaram da atividade realizada no Anfiteatro da administração municipal. A cobertura da vacinação em Ferraz caiu de 95% para 35% nos últimos anos.

Esta é uma das estratégias previstas no Programa de Saúde na Escola (PSE) desenvolvido pelo governo federal e que o município aderiu à iniciativa.

O secretário de Saúde, Clécio Francisco Gonçalves, participou da abertura do evento e chamou a atenção para a importância da capacitação: “O município tem percebido uma queda importante neste índice de vacinação e esta estratégia deve potencializar o programa de vacinação”, afirmou.

Após a capacitação, os agentes administrativos e agentes escolares terão capacidade para identificar as carteirinhas de vacinação que estejam em atraso, pois são eles quem recebem a documentação nas escolas.

A capacitação foi dada pela enfermeira Maria Celma, que é coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município e envolveu outros profissionais da saúde também.

A coordenadora do Programa Saúde Escola (PSE) no município, Carla Souza Santos informou que esta é uma das ações, mas estão previstas outras atividades como a vacinação das crianças de zero a três anos nas creches municipais; visita na escola das equipes de saúde bucal e a distribuição de kits de higiene.

Postagens relacionadas