O Cineteatro Wilma Bentivegna ficou lotado na noite da última sexta-feira para receber as homenageadas e as dezenas de convidados da quarta edição do projeto “Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano”. A iniciativa, que é promovida pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), da prefeitura, tem à frente a diretora Sandra Lopes Nogueira e a dirigente do órgão municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi. O evento é parte da programação que aborda o “Mês da Mulher”, em alusão às celebrações do Dia Internacional da Mulher.
Embora as elencadas por meio de indicação popular mediante formulário on-line já fossem conhecidas, o clima no Cineteatro era um misto de expectativa e emoção para que as dez suzanenses, de oito categorias, subissem ao palco para receberem a homenagem e serem reconhecidas pelos familiares, amigos e demais convidados como pessoas que fazem diferença na cidade. Cada uma delas ganhou flores e uma placa.
As primeiras a subirem ao palco para receber a homenagem diretamente de Larissa e Sandra foram as integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), Jaqueline de Lima Ferreira, Maria Gilcélia Ferreira e Maria Aparecida Alves de Almeida, pelas ações de prevenção à violência contra mulher em Suzano. O secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, e a comandante da corporação, Rosemary Caxito, também participaram da entrega das homenagens. Elas foram as escolhidas na categoria “Segurança”.
A segunda homenageada, desta vez pela categoria “Comunidade”, foi a enfermeira Cristiane Gomes Fernandes, que encabeça o projeto “Transformar”, que promove a recuperação ambiental no bairro onde mora, o Jardim Nena, além de horta comunitária e outras iniciativas sustentáveis.
Elisandra Ferreira de Araújo Rodrigues, que trabalha como pedagoga, emocionou a todos ao subir no palco e receber a homenagem na categoria “Saúde”. Ela, que venceu um câncer de mama, teve a vida transformada após lidar com a doença e fundou o projeto “Sou Girassol”, que trabalha com o resgate da autoestima de mulheres em tratamento da doença.
Por sua vez, a pastora Elziene Cruz de Souza, recebeu o reconhecimento pela segunda vez seguida em relação ao trabalho realizado junto à igreja por meio de projetos de assistência às pessoas que mais precisam. Ela foi destacada na categoria “Voluntariado” e, na ocasião, a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, fez a entrega da homenagem.
Também pela mesma categoria, a idealizadora do “Criança Feliz”, Jéssica Carneiro Raimundo, tocou a todos após ter sido contada sua história de superação após passar dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a recuperação de um procedimento cirúrgico. O projeto, que tem o objetivo de promover ações especiais como distribuição de brinquedos, doces e outras iniciativas com a ajuda de parceiros, foi a maneira que ela escolheu para agradecer pela recuperação. O vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, participou da entrega da homenagem.
A pedagoga e gestora social Graziela Porfírio foi a sexta pessoa a receber o reconhecimento por meio da categoria “Inclusão Social”. Atuando com a Organização Não Governamental (ONG) Esperança e Destino, ela promove o atendimento de 120 pessoas famílias na região do Jardim Maitê e, nos últimos anos, vem ampliando os trabalhos com as mulheres com ações voltadas ao empreendedorismo feminino. A advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Suzano (CMDM), a advogada Maria Margarida Mesquita, foi chamada para participar da entrega da homenagem.
Na categoria “Direito”, a presidente da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE), Sílvia Rangel, teve o reconhecimento do público pela atuação à frente da entidade, atuando pelos direitos das mulheres, crianças e idosos e acumulando mais de 1 milhão de atendimentos em 24 anos. A distinção teve a participação da comandante da GCM, Rosemary Caxito.
Por fim, Simone Silva de Lima, a Simone da Feira, foi homenageada em razão do projeto “Levando Alegria”, dentro da categoria “Comunidade”, por promover de forma gratuita a instalação de brinquedos infláveis para o aniversário de crianças de famílias em situação de vulnerabilidade. Em seis anos, ela atuou em mais de cem oportunidades.