Alunos da rede municipal de ensino participam de atividades esportivas e de recreação em clubes da cidade pelo projeto Sanção Premial, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A parceria, realizada por meio da Secretaria de Educação, abre as portas dos clubes para crianças de diferentes bairros da cidade em contrapartida ao incentivo fiscal oferecido pela Administração Municipal.
O projeto Sanção Premial foi o precursor do programa Escola de Tempo Integral para alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Pelo histórico de contribuição dos clubes à formação dos pequenos mogianos, a Prefeitura está encaminhando à Câmara Municipal o Projeto de Lei de Remissão de IPTU dos anos de 2020 e 2021 a Clubes Recreativos e Desportivos, o que já estava previsto na Lei de Diretrizes Orçamentária destes anos.
A medida teve como base os números de atendimentos realizados entre os anos de 2015 e 2022 e o impacto da pandemia em meio a este período. Nos anos de 2020 e 2021, o atendimento ficou prejudicado devido ao cenário pandêmico, em que as atividades presenciais foram paralisadas em cumprimento às orientações estabelecidas em lei. Nos clubes, as atividades são oferecidas dentro da programação do período integral e também em outros horários com oficinas em diferentes modalidades esportivas.
O projeto Sanção Premial tem como objetivo proporcionar aos alunos da rede municipal a oportunidade de vivenciar práticas esportivas, bem como atividades lúdicas e recreativas, utilizando os diversos clubes e associações participantes. Participam da iniciativa a Associação dos Agricultores do Cocuera, Bunkyo (prédio sede) e Bunkyo (prédio centro esportivo), Clube de Campo de Mogi das Cruzes, Kosmos Clube, Organização de Educação, Cultura e Esportes Joana D’arc, Vila Santista Esporte e Recreação, Clube Náutico Mogiano e Associação Atlética Comercial.