A celebração ocorrerá, a partir das 9 horas, na sede da instituição, no Jardim Betânia
O culto ecumênico já virou tradição para comemorar os 54 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes. Ele será realizado nesta sexta-feira (31), a partir das 9 horas, na Quadra de Esportes da APAE, no Jardim Betania.
Fundada por Ricardo Strazzi em 27 de março de 1969, atualmente a instituição atende 680 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e é presidida por Paulo Siqueira Toledo Júnior.
Como de costume, a instituição, respeitando as diferentes religiões e crenças, promove um culto ecumênico, uma iniciativa que reforça o amor ao próximo por meio de mensagens que levam à reflexão, crescimento e aprendizado. Vão estar presentes: o preletor da Seicho-no-ie, Ernani Pereira Júnior; o pastor Valmir Martins da Rocha; o padre Jonatas Diniz, reitor do Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós; o Moré Gabriel Grinberg (representante da colônia judaica do Alto Tietê e diretor religioso da Comunidade Arizal); Hugo Frederico, do Centro Espírita Antônio de Pádua; Agostinho Salem Coelho, da Loja Maçônica União e Caridade IV de Mogi das Cruzes.
O presidente da APAE fala sobre a importância do evento, que congrega representantes de diferentes religiões: “Posso dizer que, ao longo do tempo, pessoas como Confúcio, Buda, Platão, Moisés, Jesus, Maomé, Kardec e tantas outras, dentre pensadores, filósofos e profetas, tiveram suas vidas dedicadas ao bem da humanidade, dando-lhe um rumo por meio de seus ensinamentos. Entendo que, na nossa APAE, estamos de braços abertos para todas as pessoas que necessitam do nosso trabalho e que não é a religião de cada um, ou a filosofia que siga, o que importa, mas, sim, trabalharmos juntos, independentemente de crenças, com foco no amor ao próximo, consagrado principalmente às pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou com transtorno do espectro autista, sabendo que nossas conquistas vêm da vontade de Deus”.
Outros eventos
No sábado (1), em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes – Centro, a APAE participa da ação “Tô Cuidando do Meu Jardim”, por meio do projeto “Quero Trabalhar”. Será das 9 às 11 horas, na Praça do Oito (em frente ao Parque da Cidade – rua Jardelina de Almeida Lopes, 451), no Parque Santana. Um grupo de alunos do curso de jardinagem irá revitalizar um espaço do parque, sob a supervisão da instrutora Maria Sampaio.
Além disso, a APAE de Mogi estará presente no 36º Festival de Outono Akimatsuri, nos dias 8, 9, 15 e 16 de abril, no Centro Esportivo Bunkyo (avenida Japão, 5.919 – Porteira Preta). No Centro de Estandes, a entidade irá comercializar peças produzidas em bambu e vidro. Haverá suporte com suculentas, porta-lápis, decoração em vela e vidro com bambuzinho da sorte. Também será feita a arrecadação de tampinha plástica e óleo (em parceria com a empresa Hipala.
A APAE de Mogi das Cruzes é certificada com o ISO 9001. A Organização sem fins lucrativos presta serviços aos munícipes de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região (Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Poá).
A instituição está localizada na Rua Carmem de Moura Santos, 134, no Jardim Betânia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4728-4999.