Empresa é responsável pelo plano de saúde dos servidores públicos da Prefeitura
Na mira dos vereadores, a empresa Plena Saúde, responsável pela gestão do plano de saúde dos servidores públicos da Prefeitura de Arujá, foi chamada à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a situação do atendimento prestado aos conveniados.
Os parlamentares têm recebido uma série de reclamações sobre carência de médicos na área de ortopedia; necessidade de deslocamento para unidades fora da região do Alto Tietê para realização de exames e consultas e falta de pontualidade.
“A empresa precisa tomar providências, pois estamos registrando muitas reclamações dos servidores e, na avaliação deles, o atendimento está péssimo”, disse o vereador Vinícius Pateta (Rede), que solicitou a presença dos representantes da Plena Saúde no Legislativo.
A reunião ocorreu em 23/3 com a presença do parlamentar e dos colegas, Genilson Moto (PT) e Gabriel (PSD); do secretário legislativo, Fábio Paschoal; do secretário de Governo, Rogério Gonçalves Pereira e do diretor geral da Prefeitura de Arujá, Marcos Roberto Regueiro e da equipe da Plena Saúde: Tatiane Lima Gomes, do Relacionamento Empresarial; Jeniffer Spring da Silva, gestora da unidade Arujá e Roberto Ranieri, diretor da Plena.
As críticas à atuação da empresa foram ratificadas por Genilson e Gabriel. “Servidores têm nos relatado sobre a falta de especialistas em Arujá e o fato de terem de ir até a unidade de Franco da Rocha para conseguirem atendimento”, informou Genilson.
Gabriel também foi enfático no pedido de providências.
Representantes da Plena garantiram que a empresa tem mantido especialistas e equipamentos para atendimento em Mogi e negou a obrigatoriedade do deslocamento.
Também foi exigido pelo diretor geral da Prefeitura que a empresa regionalize o atendimento e encaminhe o percentual de procedimentos feitos fora de Arujá. Já o secretário de Governo cobrou “estudo de melhoria, transparência e proatividade”.
Em discurso na Tribuna durante a Sessão Ordinária de 27/3, Vinícius Pateta explanou sobre a reunião e avaliou o encontro como “produtivo”. “Fizemos duras críticas à empresa e ficaremos em cima para que não precisemos acionar o Ministério Público”, disse o parlamentar.
Pateta garantiu que parte dos problemas informados pelos servidores à Câmara foi resolvido após a empresa entrar em contato direto com os conveniados. “Se a Plena já tivesse feito isso, não seria preciso a intervenção dos vereadores”, acredita o parlamentar, que também convidou os colegas, especialmente da Comissão de Saúde, a fazer uma visita surpresa às instalações da Plena em Mogi.
Essa não é a primeira vez que a Câmara aciona a Plena para prestar esclarecimentos sobre a qualidade do atendimento prestado aos servidores públicos.
O caso mais emblemático e que mobilizou a Casa Legislativa foi o que envolveu o falecimento da ex-assessora parlamentar do vereador Paulinho Maiolino (PSD) – Juliana Mendonça Salles – na ocasião, funcionária da Secretaria de Assistência Social. Internada para realização de uma cirurgia, Juliana não resistiu à transferência de Mogi para Franco da Rocha.