Uma avalanche na passagem Nathu La, no Himalaia, deixou pelo menos sete pessoas mortas e dezenas de feridos na manhã desta terça-feira, no nordeste da Índia, no estado de Sikkim. O porta-voz do exército indiano, o tenente-coronel Mahendra Rawat, disse que as equipes de busca e salvamento resgataram pelo menos 23 turistas soterrados na neve. Eles foram transportados para um hospital da região.
Em nota, o porta-voz informou que “”23 turistas foram resgatados até as 16h, incluindo 6 do vale profundo e transferidos para instalações médicas próximas do Exército indiano. Infelizmente, sete pessoas sucumbiram”.
Os militares indianos também estimam que cerca de cinco a seis veículos, juntamente com 20 a 30 turistas a caminho de Nathu La, tenham ficado presos sob a neve.
A avalanche aconteceu por volta das 11h10 [no horário local] na estrada Jawaharlal Nehru, que conecta Gangtok a Nathu La, quando pelo menos 150 turistas estavam na área. O primeiro-ministro da Índia, Namendra Modi, lamentou o acidente em uma publicação no Twitter.
“Aflito pela avalanche em Sikkim. Sentidas condolências aos que perderam seus entes queridos. Espero que os feridos se recuperem logo. As operações de resgate estão em andamento e toda a assistência possível está sendo prestada aos afetados”, escreveu Modi.
A passagem Nathu La tem mais de 4,3 mil metros de altura acima do nível do mar. O local fica na fronteira com a China e é um destino turístico disputado por escaladores e esquiadores.