Trabalhos foram evidenciados na Câmara pelos chefes das pastas municipais de Educação e de Segurança Cidadã
A Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias de Educação e de Segurança Cidadã, apresentou nesta segunda-feira (10/04) as principais medidas adotadas pelo município quanto à segurança escolar. Os trabalhos foram evidenciados durante audiência pública na Câmara, a fim de reforçar a ação ostensiva e preventiva na rede municipal.
Entre as principais medidas sobre o tema apontadas pelo secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, estão a melhoria nas unidades em dois aspectos: na infraestrutura, de maneira ostensiva, e no acompanhamento da vida e da trajetória das crianças, de maneira preventiva. Desde 2019, foram disponibilizados em todas as unidades municipais agentes de segurança escolar, sistema de alarme, botão de pânico e câmeras de monitoramento, totalizando mais de mil equipamentos conectados à Central de Segurança Integrada (CSI).
Também foi providenciada a mudança da estrutura física das secretarias com atendimento ao público voltado ao lado externo, impedindo o acesso ao interior. “Também tratamos de implantar o projeto ‘Prevenir a Violência Escolar’, premiado em nosso Estado como prática inovadora. Por meio dele, os educadores acompanham a trajetória da criança, desde a creche até o último ano do ensino fundamental I, acolhendo todas as demandas necessárias relacionadas ao desempenho escolar e ao relacionamento entre os alunos e suas famílias”, disse.
Já o secretário interino de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo, reforçou o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) em Suzano, atuando na proteção do patrimônio público e na ronda escolar. Neste sentido, a pasta apresentou a nova operação “Escola Segura”, envolvendo todos os grupamentos, a fim de intensificar as rondas de patrulhamentos no entorno das escolas públicas municipais e também dentro, com mais de uma visita diária.
“Enquanto município, seguimos atuando com todas as ferramentas possíveis e traçando novas estratégias que atendam aos anseios da população. Por isso, iremos convocar mais 40 candidatos aprovados no concurso da GCM, a fim de aumentar o efetivo com agentes preparados e intensificar o patrulhamento nas escolas, garantindo a segurança necessária e inibindo qualquer tipo de prática delituosa”, destacou.
Por fim, Bassini destacou que o empenho das forças de segurança aliado ao apoio familiar é indispensável para prevenir e evitar episódios de insegurança escolar. “Diante do ocorrido em Suzano, em 2019, e no País nas últimas semanas, reforçamos o compromisso da municipalidade com ações estratégicas na área da segurança escolar, com dezenas de agentes capacitados e equipados e a partir do contato direto com a CSI, onde reunimos todas as forças de segurança, inclusive Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Mais importante que isso, é a ação preventiva. Não adianta o emprego constante das forças de segurança se não tivermos as famílias estruturadas. É de suma importância essa conexão entre poder público e família, para auxiliar na raiz do problema e assim promover uma atmosfera sadia ao desenvolvimento de nossas crianças e nossos adolescentes”.
Presenças
A audiência pública foi conduzida pelo vereador Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei, que preside a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara, e contou com a participação dos parlamentares André Marcos de Abreu, o Pacola; Marcos Antônio dos Santos, o Maizena; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Antônio Rafael Morgado, o Toninho Morgado; Gerice Rego Lione; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Artur Takayama; Fábio Diniz; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; Jaime Siunte; Lazário Nazaré Pedro, o Pastor Lázaro; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Denis Claudio da Silva; Joaquim Antônio da Rosa Neto; José Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; e Rogério Castilho.
Também estiveram presentes a dirigente regional de Ensino de Suzano, Mara Bioto; o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Suzano, Fabrício Cicone Tsutui; a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Antonia Prado Gasparotti; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Boa Vista, Roberto Kobayashi; o diretor-geral do campus Suzano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), Eugênio Zampini; e o capitão Dirceu de Godoy Oliveira, da Polícia Militar de Suzano.