O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (20), na Prefeitura, com o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, para trazer uma importante notícia: a de que Arujá poderá se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT).
Transformando-se em MIT, o município está apto a receber importantes recursos oriundos do governo do estado, para o fomento do turismo local que traz, consequentemente, maior geração de emprego e renda.
O chefe do Executivo Municipal elencou os esforços do secretário de Estado, em conjunto com a Prefeitura, para as melhorias da qualidade de vida da população arujaense. “Para nós é uma alegria muito grande receber o atual secretário estadual de Turismo na nossa cidade, pois, quando deputado federal, ele nos ajudou a trazer a verba destinada para a construção do Hospital Geral de Arujá. Queremos também desenvolver o turismo ecológico, gastronômico e cultural no nosso município e o secretário municipal de Turismo, Renan Lucena, também tem feito um excelente trabalho nesse sentido”, pontuou o prefeito.
Lucena, secretário de Turismo do Estado, explicou que as MITs foram instituídas quando ele comandava a mesma pasta, anos atrás e que, atualmente, há 140 Municípios de Interesse Turístico e 70 Estâncias. “Também há os Distritos Turísticos, que estão sendo lançados, e todas as modalidades são importantes em termos de envio de recursos do governo para as cidades”, comentou.
Ele salientou, assim como o prefeito que, por meio do investimento em ações específicas voltadas para este segmento, movimenta-se a economia local e cria-se mais empregos.
Ainda não há prazo para Arujá se tornar MIT. No entanto, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo já estão se articulando, com o apoio do governo do estado e do secretário Lucena, para viabilizar o benefício.