Home Cidades Ministério da Saúde convoca médico do Samu de Ferraz para atuar na missão Yanomami

Ministério da Saúde convoca médico do Samu de Ferraz para atuar na missão Yanomami

por Redação Gazeta Popular

 

“O cenário encontrado é de guerra: muitas crianças desnutridas e doentes, além de adultos e idosos em situações subumanas jamais imaginadas”. A declaração é do coordenador médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos, João Paulo Negretti Reis Moraes.

O Ministério da Saúde convocou o profissional e outros em todo o País para dar apoio na missão Yanomami, no período de 15 de abril deste ano até o próximo dia 04 de maio de 2023, entre Roraima e a Amazônia em Surucucu. Cerca de 36 mil profissionais se alistaram no Brasil, mas apenas os com perfil foram selecionados. Está sendo realizada uma ação emergencial do governo federal para reverter a crise sanitária e nutricional que vive o povo Yanomami.

O ofício chegou na cidade por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) pertencente à Coordenação-Geral da Força Nacional do SUS. Esta é a segunda vez em que o médico integra a missão.

De acordo com ele, muitas mortes poderiam ter sido evitadas no território nacional se tivessem tido um olhar para esta população que sofre com a falta de assistência, alimentos e remédios. As crianças foram encontradas desnutridas e fracas e com doenças como a Malária, entre outras.

Postagens relacionadas