A Prefeitura de Bertioga deu início à implementação do projeto que leva a Psicologia Escolar para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
O projeto vem sendo realizado nos três polos de atendimento da EJA na cidade: EM Giusfredo Santini, EM Jardim Vista Linda e EMEIF, que contam, atualmente, com 94 alunos. Em Boraceia, são realizados encontros semanais com duração de 1h30, nos quais são levantadas temáticas conforme as demandas socioemocionais dos estudantes.
O objetivo é ajudar no processo de aprendizagem dos alunos, juntamente com o professor responsável, como mediador das relações presentes e também criar espaços que proporcionam rodas de conversa e oficinas com discussões direcionadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista, além de auxiliar na construção de projeto de vida dos alunos.
EJA
A Educação de Jovens e Adultos destina-se àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental na idade própria e constitui-se instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida, preparando o educando para exercer sua cidadania e qualificando-o para o mercado de trabalho, conforme previsto no art. 205 da Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.