A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na quarta-feira (17), o Ecoponto Jardim Europa, o 10° do município. O espaço tem como objetivo ampliar as ações de combate ao descarte irregular.
A estrutura está instalada no cruzamento da avenida Brasil com a rua Quinze de Novembro e conta com área de 400 m² , cinco caçambas e um coletor de lâmpadas. O local funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Assim como os outros ecopontos, a unidade recebe móveis desmontados, madeiras, recicláveis, resíduos de construção civil e lâmpadas. Cada residência pode descartar o limite de um metro cúbico (m³) por mês, o equivalente a dez sacos de 100 litros.
“O ecoponto é um espaço para o descarte de resíduos de maior volume como móveis desmontados e resíduos de construção civil. A ideia é evitar o acúmulo de sujeira e garantir uma cidade mais bonita e ecológica”, disse a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri.
O secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa, também comentou a importância da nova unidade entregue. “Estamos na décima inauguração. Costumo dizer que nossa cidade está em reconstrução e isso passa por cada secretaria e cada morador. Hoje o meio ambiente e o combate ao descarte irregular é prioridade em Itaquá”, disse.
“O município nunca viu tanto investimento relacionado ao meio ambiente em tão pouco tempo. O alinhamento das nossas secretarias impacta diretamente na entrega de novos equipamentos, como estamos vendo aqui hoje”, completou o prefeito Eduardo Boigues.