Lei denomina o prédio como Centro Educacional Poaense Professora Lindalva Ferreira Lins de Sousa. A Prefeitura de Poá disse que a licitação para a retomada da obra, que deveria estar pronta em 2016, está em tramitação.
Nesta quinta-feira (1º), completa um ano e sete meses que venceu o segundo aditivo do contrato de construção do Centro Educação Poaense, o CEP Santa Luzia. Até o momento, a obra já custou mais de R$ 9 milhões e não foi concluída. Mesmo assim, a Câmara de Poá aprovou recentemente um projeto de lei que dá nome ao espaço.
O texto é de autoria da vereadora Patrícia Bin, atual presidente da Câmara Municipal de Poá. A lei publicada em 22 de maio no Diário Oficial do município denomina o prédio como Centro Educacional Poaense Professora Lindalva Ferreira Lins de Sousa.
Lindalva foi uma professora que nasceu em São José de Piranhas, na Paraíba, e que morou em Poá entre 1998 e 2020, quando morreu aos 90 anos. A lei de maio já está valendo e prevê que a Prefeitura elabore uma placa de identificação para ser instalada no local.
Inicialmente, obra do Centro Educacional Poaense tinha previsão para ser entregue em 2016 — Foto: TV Diário/Reprodução
No primeiro projeto, o espaço deveria estar pronto em 2016. A obra parou quando chegou aos 43,58% da evolução do cronograma. Dois aditivos foram assinados e, mesmo com a prorrogação, o cenário não mudou. Atualmente, quem passa pelo bairro encontra as estruturas do prédio expostas ao tempo.
Desde que o Diário TV começou a acompanhar esta história, a Prefeitura chegou a confirmar que a estrutura do local foi analisada e necessita apenas de pequenos reparos, principalmente na recomposição das armaduras de espera dos pilares.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura confirmou que o CEP Santa Luzia estava em processo licitatório e a obra seria retomada com todas as intervenções necessárias no prédio.
Em consulta à página de licitações da Prefeitura, onde estão os editais em andamento e os já finalizados, a produção do Diário TV não encontrou nenhum que fale sobre a retomada da construção do CEP.
Nesta quinta, a Prefeitura de Poá disse mais uma vez que a licitação para a retomada da obra está em tramitação. Em nota enviada à produção do Diário TV, a administração do município informou que foram necessárias diversas alterações para que o cronograma pudesse se harmonizar à realidade financeira da cidade e que isso acabou provocando atrasos inesperados para a realização das demais fases do procedimento licitatório.
A Prefeitura ainda disse que está empenhada para elaboração do edital, que vai ser disponibilizado no site da administração municipal.