Trabalho é para implantação de estruturas de esgotamento sanitário do Projeto Tietê. Sabesp afirma que obra será concluída no final de julho e que os serviços seguem sem interrupção desde março do ano passado.
Uma obra de esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) , em Suzano, já fez vários aniversários. Os trabalhos são para implantação de estruturas de esgotamento sanitário do Projeto Tietê. De acordo com a estatal, as estruturas, de tubulações de grande porte, servem para transportar o esgoto da região à estação de tratamento de esgoto de Suzano.
A população sabe da importância dos serviços, mas sofre com a demora e cobra responsabilidade na conclusão da obra. Já são mais de 12 anos e até agora nada de ser entregue.
“É só dor de cabeça, a questão do trânsito e não informar a população o que tá acontecendo, o progresso, o que falta, o quanto falta. Não adianta ficar dando data também e ficar procrastinando isso aí. Trava tudo a via, que era pra ser de trânsito rápido, tem vários pontos que afunila e isso complica principalmente no horário de pico”, afirma o comerciante Alexandre Peters.
A Sabesp detalha que o trabalho compreende quatro poços abertos. O coletor tronco, que serve à passagem dos efluentes destinados a tratamento, está em fase de conclusão. No total são 15 metros a serem executados, sendo que 480 metros estão prontos.
O comerciante Fernando Yamasaki aponta que além do trânsito que fica complicado, principalmente em horário de pico, a demora já está trazendo outros problemas. “Todas as pessoas que adentram essa avenida, o que ocorre? Ela tem que vir e fazer a rotatória em Poá. Quando bloqueia a entrada de Poá, ela tem que ir para outra cidade, que é Itaquá. Ou seja é um absurdo isso. Além dos graves acidentes que a gente já viu, até morte.”
Novos prazos
Desde 2011, quando a obra começou, foram várias as datas passadas pela Sabesp para conclusão do serviço. A última vez foi no final do ano passado quando foi questionada pela demora. A nova previsão de entrega seria no final desse mês, mas com muito trabalho faltando ainda, Prefeitura e Sabesp acertaram um novo prazo: mais 30 dias.
A Prefeitura de Suzano informou que o ajuste pedido pela empresa estadual é para que possa ser realizada a abertura do subsolo para a instalação de tubulação do interceptor conhecido como ITI16, que permitirá o transporte dos detritos para a estação de tratamento de esgoto (ETE) de Suzano. “Muito importante, não somente para a questão da população, do sanitário, mas para a limpeza do Rio Tietê. Uma coisa que todo paulista quer. Não acredito que seja um mês não”, avalia o comerciante Alexandre Peters.
A Prefeitura de Suzano informou que, em relação à iluminação pública, não houve formalização de pedido de reparos recentemente, mas irá enviar uma equipe até o local para verificar as condições da Rua Vitória Favali.
A Prefeitura orientou que as próprias pessoas podem acionar diretamente a administração municipal para solicitar o serviço de manutenção da iluminação pública pelo telefone 0800-779-3310.
Por nota, a Sabesp reafirmou o prazo de final de julho e disse que os serviços seguem sem interrupção desde março do ano passado. Segundo a companhia, as solicitações de clientes são encaminhadas para averiguação e resposta, sendo que, no momento, não há nenhuma em aberto. E destacou que os benefícios da obra serão estendidos também para Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e extremo Leste de São Paulo.
A Polícia Militar informou “que realiza atividades de polícia diuturnamente em todo o bairro, e nas principais vias de acesso, lançando mão de ferramentas de inteligência, informação e processamento em banco de dados, com o fim de direcionar o policiamento de uma maneira mais eficiente, na busca de coibir a incidência criminal e controlar seus indicadores. Destarte concitamos a todo cidadão para sempre que testemunhar algum crime, relate-nos o mais breve possível, sua informação pode ajudar na prevenção de crimes e de irregularidades, e havendo possibilidade, complementar a denúncia com descrições mais detalhadas possíveis das características dos infratores ensejando assim aumentar a possibilidade das prisões, a ação do cidadão pode ser realizada por meio do telefone 190, emergência, para anonimato, utilize o disque denúncia 181.”