Home Cidades Guararema está entre as 33 melhores cidades em ranking de gestão

Guararema está entre as 33 melhores cidades em ranking de gestão

por Texto Divulgação

Nas últimas semanas Guararema vem colecionando boas conquistas. A gestão municipal foi reconhecida como 1º lugar no Prêmio Franco Montoro, que avaliou 645 municípios; as contas do prefeito Zé, referentes ao exercício de 2021, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas (TCE-SP); e a cidade obteve média geral “B” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M)”, se classificando entre as 33 com os melhores desempenhos em todo o Estado.

Está no balanço do TCE a divulgação deste índice criado em 2015 para medir a eficiência de todas as prefeituras. O ranking vai de “C” a “A”, e no exercício de 2022, com ano base 2021, não houve registro de notas “A”. Mas 33 municípios, incluindo Guararema, alcançaram a classificação “B”.

Na região do Alto Tietê, Guararema é a única a figurar nesta categoria. E no Vale do Paraíba, somente São José dos Campos atingiu a mesma marca.

Vale lembrar que o resultado divulgado se refere ao ano de 2021, quando a pandemia de Covid-19 ainda estava em uma fase crítica, com especificidades únicas do período, como aulas remotas e amplas campanhas de vacinação.

Foram avaliados os índices de sete setores da administração pública: Saúde (nota “B”), Planejamento (“B”), Educação (“B”), Gestão Fiscal (“C+”), Proteção aos Cidadãos – Defesa Civil (“C”), Meio Ambiente (“C”) e Governança em Tecnologia da Informação (“C+”), o que levou à média geral “B”.

O resultado é considerado como “efetivo na avaliação da efetividade das políticas e atividades públicas”, já que Guararema atingiu índice entre 60,0% e 74,9% da nota máxima do IEG-M. Em outras palavras, é motivo de orgulho para a Prefeitura e para todos os guararemenses.

“Agradecemos a todos os servidores municipais que, mesmo durante os momentos mais complicados da pandemia, se esforçaram para manter os índices, resultados e entregas em nível de excelência. Somos todos Guararema, e vamos, sempre juntos, em busca de mais”, avalia o prefeito Zé.

Todos os tópicos avaliados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal, bem como o histórico de Guararema e todas as cidades do Estado entre 2015 e 2021 estão disponíveis para consulta pública e gratuita em iegm.tce.sp.gov.br.

 Resultado financeiro

Além de trazer os dados relacionados ao IEG-M, o documento publicado pelo TCE-SP mostra que, mesmo em um ano que foi marcado pelo enfrentamento de uma das mais críticas fases da pandemia de Covid-19, a administração municipal obteve um superávit de 14,5% em relação ao orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Mas não é só isso: o ano terminou com um resultado financeiro positivo, de R$ 83,4 milhões, com todos os recursos sendo aplicados nas devidas secretarias, e ainda grandes investimentos em prol da melhoria da cidade sendo realizados, correspondendo a 7,22% da receita total.

Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000), os municípios devem investir, no mínimo, 25% do orçamento total na área de Ensino. Em Guararema, mesmo em um período ainda marcado por desafios como as aulas remotas, a aplicação foi de 25,32%.

Além disso, 100% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foram aplicados em 2021, de modo a reconhecer os professores e evitar a defasagem no aprendizado das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino.

Já a Saúde, que deve receber 15% da verba total, recebeu mais do que o dobro disso, ficando com uma fatia de 30,85%, o que garantiu bom atendimento a toda população.

 

Postagens relacionadas