Home Cidades GM vai suspender contratos de 1,2 mil funcionários na fábrica de São José dos Campos

GM vai suspender contratos de 1,2 mil funcionários na fábrica de São José dos Campos

por Redação Gazeta Popular
Intenção da montadora é adotar layoff a partir de 3 de julho. Produção na fábrica já está parada desde o início desta semana.

A General Motors (GM) vai suspender temporariamente o contrato de 1,2 mil funcionários da fábrica da montadora em São José dos Campos. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos e foi confirmada pela empresa.

A medida foi proposta aos representantes da categoria em reunião nesta quarta-feira (14). O sindicato informou que a empresa alega que a medida é motivada por causa de queda nas vendas. A produção na fábrica já está parada desde a última segunda-feira (12).

Segundo o sindicato, o layoff está previsto para começar no dia 3 de julho e deve durar 10 meses. Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada pelos trabalhadores em assembleia.

A medida prevê que os trabalhadores fiquem em casa, façam cursos de requalificação e recebam parte dos salários por meio de recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A GM enviou uma nota informando que está negociando com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos medidas para ajustar a produção à atual demanda do mercado, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio.

Segundo a montadora, a empresa propôs a realização de um layoff de cinco meses na fábrica de São José dos Campos, com início programado para o dia 03 de julho, podendo ser prorrogado por mais cinco meses.

Produção parada

A GM iniciou na última segunda (12) a suspensão do trabalho para todos os funcionários da planta de São José dos Campos (SP). O chamado ‘dayoff’ impacta cerca de 4 mil trabalhadores, atingindo os metalúrgicos da produção e funcionários do setor administrativo.

Segundo a montadora, a suspensão dos trabalhos vai até o dia 23 de junho. Os trabalhadores serão remunerados normalmente nesse período, mas terão que compensar os dias posteriormente. Paralisação total na unidade é a primeira desde a pandemia.

Além do dayoff de 10 dias, a montadora anunciou na semana passada que deve aplicar férias coletivas para os funcionários do setor de transmissão. Essas férias deverão acontecer entre os dias 19 e 28 de junho.

Em São José, a montadora produz os modelos S10 e Trailblazer.

Linha de montagem da S10 e da Trailblazer em São José dos Campos — Foto: GM/Divulgação

Postagens relacionadas