Com o objetivo de fortalecer o projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e formar cidadãos globais para lideranças locais, o programa Empodera Juventudes, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, certificou cerca de 180 alunos que participaram do curso. O evento, realizado no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), ocorreu na última sexta-feira (23) e contou com a participação do prefeito Caio Cunha, entre outras autoridades.
“O Empodera Juventudes é uma formação que habilita os jovens para o mercado de trabalho, a fim de conquistar o primeiro emprego. Por meio do CRESCER levamos cursos profissionalizantes gratuitos a diversas regiões da cidade, facilitando o acesso e estimulando a adesão, garantindo emprego, renda e qualidade de vida para os mogianos”, diz o prefeito Caio Cunha.
O programa atende jovens de diversas regiões do município e atua para preparar a próxima geração de cidadãos e profissionais de Mogi das Cruzes. As aulas ocorreram em nove regiões da cidade: Taboão, Botujuru, Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba, Santa Tereza, Socorro e Vila Natal.
“O Empodera Juventudes, para a maioria dos jovens impactados, foi mais do que um curso. Criamos uma comunidade que conecta esses jovens com oportunidades que muitos deles não teriam a chance de acessar. O amadurecimento e o desenvolvimento deles ao longo da formação são perceptíveis. Fortalecendo o projeto de vida desses jovens estamos preparando a próxima geração de profissionais e cidadãos de Mogi”, comenta o coordenador-geral do Crescer, Itânio Mariano.
O curso teve 42 dias de aulas presenciais, além de atividades externas que foram realizadas no Museu de Vivências Educacionais (MUVE), Pinacoteca, Casarão do Carmo e Parque Municipal, onde fizeram uma trilha e tiveram uma palestra sobre Biodiversidade.
Com a finalidade de oportunizar aos jovens o conhecimento prático e contribuir com o projeto de vida pessoal e profissional, por meio das experiências em grupo, os alunos participaram do Ideathon, em que foram desafiados a pensar em soluções para problemas públicos e sociais nas seguintes temáticas: democratização da educação, orientações sobre fake news, melhoria do acesso à tecnologia e cultura para jovens.
Além disso, durante o curso, os alunos contaram com a visita de figuras do mundo do trabalho em sala de aula para compartilharem experiências e vivências práticas do ambiente corporativo. As empresas INTEP, Gerdau, Niterra, AGCO, Crash, Produtos Oishii e Bauducco participaram desse processo formativo.
“O sucesso do projeto passa pelo envolvimento de diversos atores na geração de oportunidades aos jovens formados, isso inclui as empresas, na oferta de vagas, as instituições de ensino em oportunidades de capacitação técnica. O Empodera Juventudes lança uma oportunidade para que as empresas divulguem vagas para jovens nessa faixa etária, aproveitando o Mogi Conecta Empregos, plataforma gratuita da Prefeitura para cadastrar suas vagas de jovem aprendiz”, destaca o secretário adjunto de Desenvolvimento, Claudemir Menezes.
Também estiveram presentes na cerimônia de certificação o Presidente da AGESTAB, Osvaldo Baradel; o Especialista de Relações Governamentais da AGCO, Francisco Reberti; o Vice-Presidente da Niterra, Eduardo Tsukahara; da Gerdau, Francisco Aparecido; o Sócio Proprietário da Produtos Oishii, Marcos Odashima; o Diretor do SENAI de Mogi das Cruzes, Willian Batista; a Diretora da ETEC Presidente Vargas, Maria de Fátima; representante do SENAC Guarulhos, Janice Zanetti; representante do Alto Tietê Valley, Fabiano Spada; representante da FATEC e o professor Marcos Machry.
Outros participantes do evento são o professor Marcello Francisco, representante da UMC; a Secretária de Assistência Social, Celeste Xavier; o Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto; o Secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto; o Secretário Adjunto de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura; o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes, além do Chefe de Gabinete do Prefeito, Gabriel Bastianelli.