Projetos foram votados em sessão, mas não constavam na ordem do dia. No caso do aumento dos vereadores houve apenas dois votos contrários.
Os projetos que reajustam os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e dos vereadores de Suzano foram votados e aprovados na Câmara de Suzano nesta quarta-feira (28).
A ordem do dia, publicada no site da Câmara, só contava com um item que era a única discussão de um projeto que para concessão de título para uma empresa da cidade. Mas assim que a sessão começou, outros itens entraram na lista. Um deles foi o que reajusta os salários dos próprios vereadores. O outro foi um projeto que reajusta os salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.
Ambos foram encaminhados pelo presidente da Câmara vereador Joaquim A. Rosa Neto (PL) para análise ainda durante a sessão. O texto é de autoria da mesa diretiva.
Além disso, os vereadores também aprovaram regime de urgência para os dois projetos. A sessão seguiu e teve vereador que antecipou o voto na tribuna. “O meu posicionamento é contrário. O aumento do salário não me é confortável, eu aprovar. Um salário de mais ou menos 58% para os vereadores no próximo mandato. Porque para os servidores públicos o aumento aí foi de 8%. Eu não acho que o salário hoje, nós vereadores o salário de R$ 12,5 mil seja um baixo salário, tá aí para ser aprovado para R$ 19,8 mil. Esse é um posicionamento meu. Eu espero que todos respeitem, todos que foram favoráveis, assim como eu vou respeitar a opinião de todo mundo”, explicou a vereadora Gerice Rego Lione (PL).
Os textos que foram encaminhados para análise das comissões praticamente no início da sessão voltaram para o plenário antes do fim. E tiverem parecer favorável. O vereador Leando Alves de Faria (PL) também votou contrário ao aumento
O projeto que reajusta os salários do prefeito, vice e secretários também foi aprovação pelas comissões. E também foi votado. O único voto contrário foi da vereadora Gerice Rego Leone.
A produção do Diário TV solicitou para a Câmara os dois projetos, mas até o final do jornal eles não foram enviados. Os vereadores da casa foram procurados, mas ainda não houve retorno. A única que respondeu foi a vereadora Gerice Rego Lione. Ela informou que o reajuste do Executivo foi em torno de 36%.
A Prefeitura de Suzano informou em nota que os reajustes não acontecem na cidade há quase dez anos e que começam a valer apenas em 2025. Por conta disso, os valores estarão previstos na lei orçamentária anual de 2025 que será definida em 2024. Sobre a possível mudança na quantidade de secretarias municipais, a Prefeitura afirmou que isso ficará a critério dos responsáveis pela futura gestão do município.