Para ter acesso ao benefício, o estudante deve residir em Suzano e ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário.Cadastro deve ser feito no site da Prefeitura de Suzano, até 30 de setembro.
Suzano abre as inscrições para o Passe Livre Estudantil a partir desta segunda-feira (3), visando o retorno das aulas no segundo semestre letivo de 2023. A iniciativa garante a gratuidade nas linhas municipais aos estudantes. O cadastro para participar do programa deve ser feito online até o dia 30 de setembro, no site da Prefeitura.
Conduzida em parceria com a Radial Transportes, a iniciativa está em seu 10º ano de realização, tendo contemplado milhares de alunos do município desde então. No primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 4,6 mil solicitações, somando cadastros e inscrições inéditas. A expectativa nesta nova leva de inscrições é que os cadastros possam se aproximar dos números registrados nos primeiros seis meses de 2023.
Para ter acesso ao benefício, seja pela primeira vez ou em caso de renovação, o estudante deve residir em Suzano e ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário comprovadas por meio da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico).
No portal, o suzanense deve clicar no botão vermelho “Inscrições/Consultas: 2º Semestre de 2023” e inserir o CPF. Em seguida, o estudante informará os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço de residência, e-mail e número de celular, além de detalhes como a instituição de ensino, carga horária, curso e a linha utilizada no trajeto.
Após o preenchimento, o usuário deve salvar e imprimir o formulário, o encaminhando para validação da instituição de ensino. Em seguida, o interessado deve enviar o formulário completo, a Folha Resumo do CadÚnico, RG, CPF e o comprovante de endereço pelo site do programa. O material será analisado, bastando ao interessado aguardar a aprovação ou pedido de resolução de possíveis pendências da sua inscrição diretamente no portal.
Além da solicitação, no site o interessado ainda pode encontrar a seção “Dúvidas Frequentes”, um vídeo tutorial contendo o passo a passo para realizar a inscrição no benefício e também o cronograma completo das etapas no semestre e as exigências no momento do envio da documentação.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que os suzanenses devem ter atenção no processo, desde a solicitação do benefício até a concessão. “O programa é conhecido, então são muitos os estudantes que se cadastram nos primeiros dias. Até por isso, sempre reforçamos que quanto mais cedo for feita a entrega da documentação, mais rápido será o atendimento. Importante dizer que o interessado precisa ficar atento ao site, uma vez que é por meio dele que possíveis pendências de informações e documentos podem surgir para que seja solucionada o quanto antes”, explicou o chefe da pasta.