O Bloco Didático do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) Prof. Boris Grinberg, no Mogilar, recebeu nesta terça-feira (04) uma formação de violinos com o professor e coordenador de Cordas do Instituto Bacarrelli, José Márcio Galvão. Mogi das Cruzes é referência em educação musical com os projetos Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola e Pra Ver a Banda Passar, promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
A formação reuniu professores da Sinfônica Mogi, responsável pela gestão do projeto Pequenos Músicos, Orquestra de Cordas Concertare (projeto realizado no Céu das Artes Nova União via ProAC em parceria com o Instituto Sementinha) e a Fábrica de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Está em estudo a ampliação do projeto Pequenos Músicos com o ensino de cordas.
José Márcio Galvão é professor de violino e coordenador pedagógico do Programa de Ensino Coletivo de Cordas do Instituto Baccarelli. Desde 2009 e em 2002, começou a atuar no ensino coletivo de cordas friccionadas e desde 2009; é certificado e membro da Suzuki Association of the Américas (SAA) 2. Além da aula, os participantes fizeram uma apresentação para os técnicos do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que atuam no Bloco.
Os projetos Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola e Pra Ver a Banda Passar, com gestão da AFABAMC (Associação dos Regentes e de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes, atendem 14.719 alunos em 48 escolas de Mogi das Cruzes.