Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Educação de Guararema proporciona aulas-passeio na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”. É o Projeto “Embarcando na Estação”, que visa promover o desenvolvimento integral dos alunos e que acaba de concluir as atividades do 1º semestre letivo.
Entre abril e o começo de julho, os alunos da Educação Infantil (Jardim I) e Fundamental (1º, 4º e 5º anos) visitaram o espaço, cuja equipe de trabalho tem como objetivo “fomentar o hábito de frequência a ambientes de cultura e o incentivo à leitura”, detalha a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
“Conhecer melhor os equipamentos que temos em nossa cidade e fomentar a leitura e cultura são pontos fundamentais para uma boa educação. Por isso estas ações colaboram para o desenvolvimento de competências e habilidades que aprimoram as relações de ensino e aprendizagem”, continua ela.
Além de interagirem com o vasto acervo literário e serem incentivadas a participar de experiências imersivas, como a leitura em braile, as crianças têm acesso a ações interativas e temáticas, a exemplo de atividades com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Em uma das dinâmicas, os participantes se reúnem para um teste acerca dos conhecimentos sobre as histórias vividas por Narizinho, Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros ícones criados por Monteiro Lobato.
A partir de uma frase que reúne as principais características de um destes nomes, os alunos tentam adivinhar sobre quem os educadores estão falando e vão marcando os acertos em uma tabela interativa.
Essas e outras brincadeiras lúdicas e educativas acontecem semanalmente durante as visitas, que são realizadas de terça a sexta-feira, durante o horário das aulas.
Após o recesso escolar, o projeto será retomado já na primeira semana de agosto, quando as próximas turmas a participar do Projeto “Embarcando na Estação” serão os 2° anos do Ensino Fundamental.