A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou, na última sexta-feira (14), mais uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Situada em Jundiapeba, a unidade atenderá inicialmente 12 pessoas idosas e representa mais um esforço da atual Administração rumo à meta de zerar na cidade a fila de espera por esse tipo de acolhimento.
A nova ILPI atenderá pessoas idosas (acima de 60 anos), com grau de dependência de I a III. Nesta unidade em específico, a prioridade será atender o grau III. Isto é, aquelas pessoas que precisam de ajuda para basicamente todas as atividades cotidianas. A unidade será gerida em parceria com a organização da sociedade civil Lar Batista, que foi selecionada mediante chamamento público, para a execução do serviço.
“Quero agradecer muito ao Lar Batista, que sempre foi uma referência. Para nós é uma tranquilidade quando uma entidade tão séria, com histórico de bons serviços, faz parceria com a Prefeitura. E acabo de receber a notícia de que tivemos aprovação da Vigilância Sanitária para atender até 16 pessoas idosas aqui, então, serão 16 atendidos no total”, destacou o prefeito Caio Cunha, lembrando do foco da atual gestão, de dar dignidade para as pessoas. “Não adianta trabalhar em estrutura física enquanto as pessoas estiverem no mapa da invisibilidade”, complementou.
Esta é a segunda ILPI inaugurada pela Prefeitura neste ano. No dia 2 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social entregou uma primeira unidade, no Socorro, com capacidade para atender 12 pessoas idosas. E, em breve, uma terceira unidade será inaugurada, com 20 vagas e atendimento preferencial para pessoas idosas do sexo masculino e em situação de rua, com grau I e II de dependência (pessas idosas com autonomia e/ou semidependentes).
“Hoje é um dia extremamente importante para a política de assistência social. Estamos fazendo uma reparação histórica. Tínhamos três instituições de longa permanência para idosos na cidade e, em dois anos e meio de gestão, já chegamos à quinta unidade e ainda teremos a sexta até o final do ano”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes. A coordenadora da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa, Vera Lúcia de Freitas, também ressaltou a importância da entrega. “Durante muitos anos, só tínhamos novas vagas em ILPI quando ocorria um óbito e isso era algo muito triste. O que estamos vendo hoje é dignidade e estamos determinados a zerar a fila de espera”, pontuou.