Os secretários municipais Leandro Bassini (Educação) e Alex Santos (Governo) estiveram em Brasília na última sexta-feira (21) participando de uma série de reuniões no Ministério da Educação e demais pastas federais em busca de parcerias e investimentos para Suzano com foco no incremento da qualidade de ensino local. A gestora estratégica da Educação suzanense, Renata Priscila Valencio Magalhães, e o assessor especial da Secretaria Municipal de Governo, Hélio Cavalcante, também participaram das tratativas.
Em uma das agendas, a comitiva se reuniu com o coordenador geral de Políticas Educacionais para a Juventude do Ministério da Educação, Yann Evanovick Leitão Furtado, a fim de alinhar parcerias e pleitear projetos e investimentos no Departamento de Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão. Na oportunidade, os representantes apresentaram a dinâmica do programa “Prevenir a Violência Escolar” e trataram sobre a possibilidade de implementar o “Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos” (ProJovem) na cidade, o que garantiria uma educação integrada com foco na qualificação profissional.
Em seguida, as autoridades estiveram na Diretoria de Políticas e Diretrizes para Educação Integral Básica do ministério para apresentar os avanços nas políticas de combate à evasão escolar e de repasse de matrículas. As discussões envolveram a coordenadora geral de Educação Infantil, Rita Coelho, e a técnica do setor, Genilda Lima.
Segundo Bassini, as conversas privilegiaram a colaboração em prol do ganho educacional no município, sendo um ponto crucial para garantir o desenvolvimento dos alunos suzanenses. “O trabalho pedagógico vai além da sala de aula, pois temos de considerar fatores externos que podem influenciar no aprendizado. Nosso intuito é minimizar estes efeitos e promover ganhos sólidos na área”, disse.
As autoridades municipais também pleitearam avanços em outros setores. A exemplo, no período da manhã, os suzanenses estiveram na sede administrativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o técnico Davidson Francis Graciano para solicitar investimentos na aquisição de bens como ônibus e mobiliários escolares, além da construção de novas escolas e reforma de unidades.
Bassini e Alex também visitaram o Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, onde reuniram-se com a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes. O tema abordado na agenda foi a popularização do ensino científico no contexto escolar e, dentro disso, a Educação suzanense se comprometeu a apresentar um projeto para implementação de aparatos voltados para reuso de água e energia solar nas escolas, além de um plano intersetorial para a compostagem de materiais orgânicos.
O chefe da Educação suzanense comentou que as reuniões tiveram desdobramentos produtivos com conversas que devem seguir nos próximos meses. “Tivemos um retorno muito positivo quanto ao futuro. Por exemplo, enquanto estávamos no Ministério de Ciência e Tecnologia, a diretora Juana Nunes se comprometeu a nos aproximar do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima para que possamos avançar nos trabalhos de Educação Ambiental”, disse Bassini.