Iniciativa inovadora criada para colaborar com a alfabetização de adultos e jovens a partir de 15 anos, o Programa Alfabetização Solidária (PAS) da Educação de Guararema deu início às aulas nesta segunda-feira (24), na Escola Municipal José Benedito dos Santos.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e também da Banda Municipal de Guararema (Bamugua), que executou o Hino Nacional Brasileiro e apresentou releituras de músicas pop. Além disso, o evento teve a exibição do filme ‘Opostos’, documentário que retrata uma conversa informal durante um jantar, em que os personagens descobrem ter realidades diferentes e experiências completamente opostas, mas conectadas por uma lição de vida impressionante.
Promovido pela Prefeitura de Guararema, o PAS, criado pela Lei nº 3588, de 3 de maio de 2023, oferece aulas de alfabetização com duração de 2 (duas) horas diárias, de segunda a sexta-feira, entre julho e dezembro.
A primeira turma é formada por 26 alunos, que além de acesso gratuito às aulas, transporte, material e merenda escolar, recebe também uma cesta básica de alimentos mensal, de agosto a dezembro, desde comprovem frequência escolar igual ou superior a 75%.
Com a professora Diana Aparecida de Camargo como coordenadora, as aulas são ministradas pela professora alfabetizadora Claudia Tavares dos Santos na Escola Municipal José Benedito dos Santos, no Centro da cidade, que conta com infraestrutura completa, inclusive com sala de leitura, sala de informática, quadra e amplas dependências.
Conforme o processo de alfabetização dos participantes for avançando, outros equipamentos da cidade podem virar sala de aula, como é o caso da Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, que pode oferecer atividades temáticas e culturais.