Entre 29 de junho e 30 de julho, o 7º Festival de Inverno de Guararema movimentou 80 mil pessoas em atrações gastronômicas e culturais. Além do bom público, a edição de 2023 foi marcada por novidades ao longo dos 30 dias de programação.
Esta foi a primeira vez que o Espaço Gastronômico foi instalado no estacionamento do Recanto do Américo (Pau D’alho), deixando o ambiente anterior, o Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, com outras atividades, como a Feira Gastronômica e Artesanal. E não é só isso: também foi a primeira vez que as tradicionais barraquinhas deram lugar a 22 elegantes contêineres.
Neles, o público pôde escolher entre opções variadas, que iam desde os clássicos lanches e hambúrgueres a massas, culinária oriental e muito mais. O resultado disso é um ticket médio de R$ 82,50.
“Tivemos uma programação balanceada, que trouxe alegria, boa comida e arte para os moradores de Guararema e também para os turistas em todas as quintas, sextas, sábados e domingos de julho”, resume o prefeito de Guararema, o Zé.
“O balanço é positivo para todas as áreas, como a hotelaria, que registrou bons números, mas principalmente em relação às atrações culturais”, avalia o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que exalta os artistas locais, contratados pela Associação Comercial de Guararema para tocar no Espaço Gastronômico, e também os demais espetáculos, promovidos pela Prefeitura de Guararema na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” e na Vila de Luís Carlos.
Fazem parte desta seleção uma série de atividades promovidas com recursos do Governo do Estado, via Programa de Ação Cultural (ProAC), como a peça teatral infantil ‘Dali, o Bigodudo’, o show ‘Aquário em Concerto’, de Verônica Ferriani e a montagem ‘João Pacífico: Um Coração de Saudade’. E o mês teve ainda Encontro de Carros e Motos Antigos e apresentações dos músicos Brenô e Daniel Granado.