As secretarias de Saúde e de Educação de Suzano promoveram na última terça-feira (01), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, centro, um curso de primeiros socorros direcionado aos servidores que atuam na rede municipal de ensino. Na oportunidade, 60 pessoas participaram da capacitação conduzida pelo enfermeiro Jean Gois Costa da Silva, das 8 horas ao meio-dia, e das 13 às 17 horas.
A capacitação foi promovida em razão da vigência da Lei Federal nº 13.722/2018 e da Lei Municipal nº 5.265/2020, de autoria do vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, que determina a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais de escolas públicas ou privadas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, além de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil. A iniciativa ocorreu em parceria com a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).
Durante a formação, também foi destacada a necessidade de avaliação do ambiente de modo que o atendimento seja prestado o mais rápido possível. Além disso, foi reforçada a importância de sinalizar o local do evento, bem como os meios ideais para utilizar os equipamentos de biossegurança adequadamente. O curso foi pensado nas necessidades do ambiente escolar, utilizando exemplos do dia a dia, além do uso de protocolos de salvamento atuais, reconhecidos mundialmente.
Na parte teórica, o curso abordou formas de atendimentos em diferentes casos, como engasgo, parada cardíaca, convulsão, aferição de febre, contenção de hemorragia, sangramento nasal, queimadura, intoxicação e prevenção de acidente na primeira infância. Já em um segundo momento, os participantes realizaram atividades práticas que englobam análise das vítimas, Reanimação Cardiopulmonar (RCP), uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA), entre outras ações.
“É de extrema importância que servidores que trabalham em locais com uma grande quantidade de crianças tenham conhecimento de técnicas básicas para serem aplicadas em vítimas de mal súbito ou acidentes. Ao longo do dia pude demonstrar os procedimentos capazes de manter os sinais vitais, evitar a piora no quadro clínico no qual a vítima se encontra e, principalmente, salvar vidas. Foi um dia muito especial em que todos os presentes se dispuseram em aprender e desenvolver os conteúdos”, disse o enfermeiro. Por sua vez, na visão do secretário Leandro Bassini, a qualificação é fundamental para contribuir com a segurança dos pequenos. “Além de proporcionar às crianças um aprendizado de qualidade, nosso objetivo também é oferecer segurança e um ambiente confortável de estudo. Por esta razão, realizamos estas capacitações periodicamente com os nossos servidores”, afirmou.
Por fim, o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, destacou a união das duas pastas para criar caminhos que deem segurança para alunos e pais. “A escola é um ambiente que precisa ser cercado de todos os cuidados possíveis, por isso promover essa capacitação aos educadores é um passo muito bem dado para garantir a segurança dos alunos e a tranquilidade dos pais, uma vez que esse pessoal que recebeu o curso no Mirambava saberá muito bem o que fazer em caso de uma emergência”, finalizou o chefe da pasta.