O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou, no último sábado (5), as contas de 2021 da Prefeitura de Itaquaquecetuba. O resultado é fruto dos esforços da atual gestão para garantir a transparência com as finanças, a seriedade com o dinheiro público e aponta para o total controle financeiro do município.
“A aprovação do TCE apenas oficializou tudo o que estamos fazendo diariamente, trabalhando pelo desenvolvimento responsável de Itaquá. Estamos caminhando para o futuro, olhando para frente e, principalmente, com responsabilidade econômica”, celebrou o prefeito Eduardo Boigues.
Na última semana, o Tesouro Nacional, do Governo Federal, já havia divulgado que a cidade atingiu nota “A” na avaliação da Capacidade de Pagamento dos estados brasileiros (Capag). O órgão analisa a situação fiscal de estados e municípios que são capazes de efetuar os pagamentos dentro dos prazos.
Em 2022, a cidade também recebeu o selo Diamante por atender 100% dos critérios considerados essenciais na avaliação da transparência que ficou entre 95% e 100%, segundo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. O secretário de Finanças e Contabilidade, Mario Toyama, destacou os trabalhos realizados que justificam as recentes conquistas.
“Desde o inicio da gestão, estamos fazendo o trabalho de casa. Seguimos reorganizando as contas do município e desde então estamos passando a limpo a economia do município, com transparência e gestão responsável”, completou.