Em valorização da cultura ferrazense, os estudantes da rede municipal visitaram na última sexta-feira (11) o Museu da Uva Itália, na chácara Ohannes Semerdjian, na Vila Romanopolis. Gerenciado pela Secretaria de Educação, o passeio contou com a presença da prefeita Priscila Gambale.
Cerca de 30 alunos da Emeb Luciano Poletti, da Vila São Paulo, puderam conhecer a história e momentos importantes que marcaram a vida do patrono que leva o nome da unidade, agrônomo e responsável por cultivar as primeiras mudas de Uva Itália no município. A ação faz parte do Projeto Ferraz 70 anos, que desenvolverá atividades pedagógicas durante os próximos dias para os estudantes conhecerem a cronologia e evolução ferrazense.
A chácara também foi pioneira na produção de bebidas derivadas da uva, com variedade de espécies da fruta. À frente da mostra, o neto de Ohannes, Sérgio Semerdjian, resgata o cultivo das uvas e está de braços abertos para receber apaixonados e entusiastas.
“Esse espaço é a memória viva em Ferraz de Vasconcelos. Fiquei muito emocionado em ver a nova geração conhecendo a história da nossa Uva Itália e a importância do trabalho do Luciano Polleti em nosso município”, pontua Sérgio.
Em meio as plantações, as crianças tiveram a experiência de ver de perto todo o processo do plantio da uva. Entre registros, reportagens e fotografias, a aluna Julia Almeida, do 5° ano, vai guardar esse momento por toda a vida. “Estou muito feliz de conhecer a história da minha cidade, vou contar para minha família e amigos”.
Para a titular da pasta, Paula Trevizolli, a iniciativa é uma forma de manter a essência de um passado grandioso. “Reconhecer a história ferrazense é um dever da Educação municipal. É importante que nossos alunos conheçam de perto o desenvolvimento da cidade e compreendam o espaço em que vivem”, destaca.