O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, foi eleito na tarde desta segunda-feira (14/08) o novo vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, que é composto por 39 municípios. A eleição ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado. O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, será o novo presidente.
Por aclamação, Nunes e Ashiuchi passam a assumir a diretoria do órgão. Entre os principais objetivos, o conselho promove a discussão entre as 39 cidades para avançar em políticas públicas para o desenvolvimento de toda a Grande São Paulo, focados em quatro eixos funcionais, sendo eles “Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial”, “Habitação e Vulnerabilidade Social”, “Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos” e “Mobilidade, Transporte e Logística”.
Em sua fala, o prefeito suzanense destacou a honra de ser eleito vice-presidente por aclamação, assim como reforçou seu compromisso em avançar com o Conselho Metropolitano, uma vez que estará representando, com o prefeito Ricardo Nunes, 39 cidades, que, juntas, somam cerca de 51% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “Somos (região metropolitana) cerca de 24 milhões de habitantes, ou seja, 47% da população de todo o Estado de São Paulo. Será um grande trabalho pela frente, mas estou certo de que faremos o melhor pelas famílias de Suzano, do Alto Tietê e de toda a região metropolitana. Agradeço a todos os prefeitos e prefeitas pela confiança, bem como agradeço ao governador Tarcísio de Freitas e ao presidente da Alesp, o deputado André do Prado”, disse.
O prefeito também falou sobre a importância de representar Suzano e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, o Condemat, no Conselho Metropolitano. “Nossa região é a segunda maior do Estado, com mais de 3 milhões de habitantes, uma economia muito forte e diversificada, e dificuldades que são comuns também às outras cidades da Grande São Paulo. A reativação desse conselho, com a participação efetiva dos prefeitos, é fundamental para que possamos planejar políticas públicas e aproveitar esse momento de abertura do governo do Estado para promover o desenvolvimento metropolitano”, destacou.
Para o presidente da Alesp, André do Prado, o Conselho Metropolitano tem uma grande missão, sendo uma importante ferramenta para debate de mais políticas públicas para a região em torno da capital. “Parabenizo o novo presidente Ricardo Nunes e também o nosso vice-presidente, o prefeito suzanense Rodrigo Ashiuchi, pela eleição. Acredito que, juntos, vamos seguir trabalhando pelas 39 cidades e por todo o Estado”.
Por fim, o governador parabenizou os prefeitos Nunes e Ashiuchi pela eleição, salientando a importância do conselho para o Estado. “A Região Metropolitana do Estado de São Paulo é uma das maiores do mundo e, diante dessa dimensão, destaco a responsabilidade que esse conselho terá daqui para frente. Juntos, vamos tratar das questões de Desenvolvimento Econômico, de Habitação, de Saneamento Básico e de tantas outras demandas importantes para o bem-estar das famílias que vivem nesta região. Reforço que vamos trabalhar de forma integrada para viabilizarmos mais investimentos em todos os setores, como na área da Saúde, que, já agora em setembro, contará com a abertura do HC (Hospital das Clínicas) de Suzano, que abrigará 189 novas vagas em internação. Será um novo momento para o conselho”, finalizou.
Na reunião, também participaram, ao lado do governador, o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco.