O Centro Unificado de Serviços (Centrus) Norte, localizado nas dependências do Supermercado Nagumo (avenida Francisco Marengo, 2.301 – Jardim Dona Benta) completa três anos de atividades neste mês. Desde que abriu as portas para a população, a unidade já promoveu 40.610 atendimentos, incluindo os 3.889 currículos recebidos pelo projeto “Suzano Mais Emprego”, que hoje disponibiliza esse serviço pelo link suzanomaisemprego.com.br/home/balcao.
Para celebrar o aniversário, completados exatamente no dia 3 de agosto, a equipe de 11 colaboradores da unidade, que fica aberta entre 8 e 17 horas, realizou uma confraternização no local nesta segunda-feira (21/08). A comemoração se justifica pelo crescimento expressivo que vem sendo verificado por este polo de serviços, ano após ano. De 2020 para 2021, foram promovidos 10.254 atendimentos, ao passo que entre 2021 e 2022, houve um aumento de 50% desse quantitativo, quando foram contabilizados 14.475 registros. De 2022 para 2023, esse número subiu para 15.881 solicitações.
Entre os atendimentos que foram e seguem sendo prestados estão as demandas referentes ao cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); serviços do protocolo municipal, para abertura de processo administrativo; e solicitações relacionadas à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea); além de negociações de dívidas, recálculo de parcelas e segunda via de boletos relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS).
Por meio do Centrus também é promovido apoio aos micros e pequenos empresários, já que no local são prestadas informações sobre cursos voltados ao empreendedorismo por meio do “Sebrae Aqui”, e também são realizados procedimentos ligados ao Banco do Povo, que garante empréstimo para investimentos em pequenos negócios; assim como demandas relativas à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), pela qual podem ser registrados recursos de multas de trânsito municipais.
A unidade também recebe em alguns períodos do ano serviços itinerantes de outros órgãos ligados ao município ou mesmo do Estado de São Paulo. Como exemplo, no mês passado, o Procon de Suzano disponibilizou um posto móvel no local para abertura de reclamações e ainda forneceu orientações aos comerciantes sobre pesquisa de preço e política de trocas de produtos. Em fevereiro deste ano, o Centrus Norte já havia recebido o projeto “Cidadania Itinerante”, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, e também a unidade volante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ambas as iniciativas temporárias garantiram ao cidadão uma série de serviços gratuitos, tais como a emissão de documentos e segunda via de contas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, destacou a importância do Centrus Norte para a organização dos serviços ofertados à população. “A unidade garante um polo de atendimento numa região bastante populosa da cidade. Com essa alternativa, nós distribuímos de forma organizada a demanda, que não fica mais concentrada somente no polo situado na região central. O atendimento que é prestado no local dá um suporte fundamental para os munícipes com os serviços diversos que são proporcionados”, ressaltou o chefe da pasta.