“A arte é uma forma de crescimento para a liberdade, um caminho para a vida”. A frase é da artista plástica, pintora, desenhista, ilustradora e professora Fayga Ostrower, brasileira que nasceu na Polônia e é internacionalmente reconhecida, tendo sido premiada na Bienal de Veneza em 1958. 65 anos mais tarde, a Prefeitura de Guararema encontra, no pensamento dela, uma síntese do sentimento com o qual se comemora, nesta quinta-feira (24), o Dia dos Artistas.
Nesta data, que faz parte do calendário do Governo Federal, Guararema parabeniza, homenageia e enaltece o trabalho de toda a classe artística local, que inclui quem sobe no palco, como músicos, musicistas, atores e atrizes, mas também quem pinta quadros e telas, constrói esculturas, escreve livros, recita poemas e muito mais.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo reconhece como membros desta classe também os profissionais que atuam nos bastidores. São igualmente importantes os figurinistas, coloristas, costureiras, técnicos de som e iluminação, as equipes de limpeza, todos os envolvidos na produção de um espetáculo.
Somente em 2023, ao longo de oito meses, 719 artistas e profissionais da arte e cultura estiveram envolvidos nas ações da Prefeitura de Guararema, que desenvolveu mais de 150 atrações com público estimado em mais de 250 mil pessoas. E esse é só o começo, já que vem por aí a programação especial em celebração ao aniversário de 124 anos do município e também o Guararema Cidade Natal.
Mais de 630 pessoas estão cadastradas no Sistema de Indicadores e Mapeamento de Cultura e Turismo de Guararema (Simctur), que permite acesso a uma série de programas de incentivo e fomento. Exemplos recentes são os editais para eventos como o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema, o 3º Prêmio Guararema de Fotografia e o 3º Salão das Artes de Guararema 2023, possibilitados por recursos da administração municipal, e também os editais publicados pela Lei Paulo Gustavo (LPG).
Falando na LPG, em respeito à classe artística, Guararema foi a primeira cidade a operacionalizar essa lei em todo o país, e está em fase de repasse de recursos aos artistas premiados. E em breve, conforme disponibilização do Governo Federal, serão publicados os editais pela segunda fase da Lei Aldir Blanc (LAB).
Além destes dispositivos e da intensa programação cultural, que se estende por todo o ano e sempre com a presença de artistas locais, Guararema se prepara para o lançamento de mais editais municipais, pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profic), cuja lei foi recém-aprovada e está em fase de regulamentação.
E há também investimentos feitos pela Prefeitura de Guararema para a constante melhoria da cultura, com mais estrutura aos artistas e oferta de eventos à população. Somente na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” foram aplicados recentemente cerca de R$ 500 mil para a reestruturação do espaço, que hoje tem ambientes adequados para receber shows, exposições e espetáculos teatrais.
Em Guararema, os artistas também podem ser apreciados fora dos palcos, em espaços como o Centro Artesanal “Dona Nenê”, que fica no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”; na já citada Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”; no Centro Cultural “Nelson da Silva Braga” e também nos acervos dos Museus Ferroviários das Estações Central e de Luís Carlos.
Isso porque em todos estes ambientes há algo em comum: a história da cidade é contada a partir de obras, instalações e exposições artísticas que revelam os costumes do povo guararemense e mostram inúmeras possibilidades de conhecimento e aprofundamento a partir da arte e cultura.