Home Cidades Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Arujá é inaugurada

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Arujá é inaugurada

por Texto Divulgação

Todos os meses, em média, 90 bebês arujaenses nascem na Maternidade “Dalila Ferreira Barbosa”, no Jardim Renata, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Na última sexta-feira (25) foi a vez de uma mamãe de Itaquaquecetuba dar à luz a um menino de 3,2 quilos no local, bem no instante em que era feita a inauguração, pela Prefeitura de Arujá, da tão sonhada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, hoje de manhã, na maternidade, após anos de espera e sofrimento por parte da população. O recém-nascido, felizmente, não precisou estrear nenhum leito intensivo. “Rogo a Deus para que nossas crianças não precisem utilizar esse equipamento público, porém, se caso necessitarem, agora Arujá dispõe de uma UTI Neonatal municipal, a primeira na história da nossa Cidade”, pontuou o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo.

O chefe do Executivo inaugurou a unidade ao lado do vice-prefeito Betinho, do secretário municipal de Governo, Rogério da Padaria, e de Saúde Leonardo Reis, dos servidores, da Câmara Municipal e o vereador Vinícius Pateta (que destinou R$ 200 mil em emenda impositiva para a implantação do espaço), da equipe médica, do neonatologista Tarceu Pinto de Sousa, do presidente João Carlos de Oliveira Filho e da superintendente Priscila Araújo, ambos da Organização Social (OS) AMIS (Associação Missão Integral Semear de Gestão em Saúde), que gere a maternidade e o Pronto Atendimento Central (PA).

A UTI Neonatal de Arujá funciona dentro da Maternidade “Dalila Ferreira Barbosa”, anexa ao Centro Obstétrico e, além de um importante equipamento público, é uma necessidade antiga da população arujaense que, até então, precisava se deslocar até as cidades vizinhas para receber o atendimento emergencial de seus filhos. Com todo o aparato necessário como quatro monitores de frequência cardíaca e respiratória, quatro incubadoras/berços aquecidos, um isolete (leito de transporte) e quatro ventiladores mecânicos, a estrutura conta com quatro leitos fixos e um móvel, para caso de necessidade de transferência para hospitais referenciados, via ambulância. Uma equipe de cinco enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, quatro fisioterapeutas, um supervisor assistencial, um médico visitador e um médico plantonista neonatologista estarão a postos. O médico compareceu na inauguração, onde relembrou as dificuldades enfrentadas e elogiou a atual estrutura. “Agora está muito melhor, com equipamentos de última geração e as condições necessárias. Vou poder dormir mais tranquilo”, comentou o neonatologista Tarceu Sousa.

O secretário de Saúde, Leonardo Reis, explicou que os equipamentos foram custeados pela municipalidade e que houve a colaboração por parte de emenda parlamentar impositiva, tendo sido gastos, no total, entre a obra e a instalação, cerca de R$ 1 milhão. “A UTI Neonatal estará apta a receber bebês, caso haja necessidade, já a partir de sábado (26)”, destacou.

Para Priscila Araújo, superintendente da Maternidade, a implantação do serviço de Neonatologia é um grande avanço, pois representa um salto na qualidade do atendimento oferecido às gestantes, ampliando os recursos e cuidados aos recém-nascidos da unidade.

Por fim, o prefeito Dr Camargo ressaltou a satisfação em poder fazer parte de mais um momento histórico na vida da Cidade. “Sempre digo que a saúde tem pressa, que a saúde não pode esperar e fico muito feliz de fazer essa entrega à população arujaense, que há tanto esperava por essa UTI Neonatal”, afirmou.

 

Arujá + Saúde para você

Recentemente, foram reinauguradas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Barreto e do Jardim Emília, que foram revitalizadas e, em especial a do Barreto, que recebeu uma ampliação na estrutura que dá margem para o aumento de atendimentos na unidade em 50%, bem como o fornecimento de medicamentos controlados na farmácia.

Há também, em ritmo acelerado, as obras do Hospital Geral de Arujá e as do Pró-Criança, que são duas importantes estruturas para a Saúde arujaense, o que melhorará, drasticamente, o atendimento público de saúde, com mais profissionais, equipamentos modernos, agilidade e conforto.

Postagens relacionadas