Devido às baixas temperaturas registradas no último final de semana, a Prefeitura Municipal de Poá intensificou o Plano Inverno, já em execução na cidade. Somente no final de semana, 10 pessoas foram acolhidas e encaminhadas para um abrigo público, onde receberam suporte e atendimento especializado. Também foram distribuídos cobertores aos que se recusaram a seguir para um abrigo ou atendimento profissional.
A ação é realizada em parceria com a Associação Social Afro Brasileira. O abrigo localizado na rua Vicente Guida, 153, na Vila Açoreana, atendia 30 homens e mulheres. Hoje o espaço atende até 45 pessoas em situação de rua. Ainda há vagas.
Neste local são ofertados os serviços de pernoite, alimentação e todo apoio social necessário. O equipamento conta com uma equipe de suporte, profissionais técnicos que realizam atendimento e acompanhamento social das pessoas em situação de rua, facilitando a conquista de documentos pessoais, inclusão em programas sociais, acesso ao mercado de trabalho e sempre que possível, a reinserção familiar ou retorno para a cidade de origem.
“O trabalho da equipe de abordagem social consiste no deslocamento de profissionais para os espaços públicos, a fim de identificar as pessoas em situação de rua e realizar o devido atendimenTto. O trabalho acontece de forma integrada com as políticas públicas municipais de saúde, trabalho e geração de renda, habitação e segurança pública, visando sempre garantir o melhor atendimento às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Felipe Esteves.